UOL


São Paulo, domingo, 27 de abril de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

LANÇAMENTOS

Há pouco de novo no front hidráulico

FREE-LANCE PARA FOLHA

Não há inovações no sistema hidráulico. Ao menos foi isso que mostrou a última edição da Feicon (Feira Internacional da Indústria da Construção), que aconteceu em abril no Anhembi.
O único produto que tem caráter original é a ducha de cromoterapia apresentada pela Deca. Trata-se de um chuveiro com cabos de fibra óptica e lâmpadas especiais que tornam a água colorida.
Ela chamou tanto a atenção que já tem gente reservando um local para o chuveiro em casa. "Tenho clientes que me pediram projetos que incluam a ducha", conta a arquiteta Flávia Ralston. O produto estará à venda só em 2004. Hoje, custaria por volta de R$ 8.000.
Em outras soluções expostas, as empresas procuram facilitar a vida do dono da residência. É o caso da caixa múltipla de PVC lançada pela Tigre, opção para as caixas de gordura e de inspeção, usadas na saída do esgoto. "A instalação é mais simples que com caixas de concreto, e a durabilidade, muito maior", diz José Luis Brandão, 39 gerente de produtos da Tigre.

Pelos tubos
Na área de tubulação, há materiais que são novos, mas que já estão no Brasil há algum tempo. É o caso do tubo de polipropileno, material derivado do petróleo que também conduz água quente, apresentado pela Amanco (Akros e Fortilit). A empresa é mais conhecida por comercializar tubos e conexões de PVC, que é utilizado para água fria e esgoto.
Outra tubulação lançada na feira foi a ecologicamente correta Tubopet. Segundo os engenheiros, Sérgio Dias, 47, e Guido Nigra, 45, ex-executivos que o bolaram, o produto respeita normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) e conta com testes realizados pela Universidade Federal de São Carlos.
"As características são as mesmas do PVC, mas o custo é 15% menor", calcula Dias.


Texto Anterior: Próximas edições
Próximo Texto: Área externa: Fio pede proteção contra chuva e trovoada
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.