São Paulo, domingo, 30 de junho de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Resistência e aparência ditam a madeira

FREE-LANCE PARA A FOLHA

A escolha da madeira do telhado depende das características do projeto, que determinam a resistência que a estrutura deverá ter.
Segundo Geraldo José Zenid, pesquisador de propriedades básicas da madeira do IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas), itaúba, jatobá, cumaru e garapeira são madeiras que podem substituir a escassa peroba-rosa.
Para Herman Goppert, sócio da Alt. Goppert, a garapeira vai bem quando a madeira não fica aparente ou é pintada. "Se for ficar natural, pode-se optar pelo jatobá ou pelo cumaru."
A mão-de-obra tem de conhecer a madeira. "Há algumas propensas a rachaduras, como a maçaranduba e o pariri, que requerem zelo ao pregar", alerta Zenid.
O arquiteto Marcelo de Freitas, diretor da Preservan, que faz estruturas para telhados, usa o pínus e o eucalipto. "A madeira que trabalhamos é tratada em autoclave [processo em que a peça é impregnada com produtos contra ataques biológicos". O pínus é ótimo para receber tratamento." (AM)


Texto Anterior: CASA, DO ALICERCE AO TELHADO
TELHADOS E COBERTURAS
Não deixe a obra ir por água abaixo

Próximo Texto: Falta teto para tamanha variedade
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.