Índice geral Cotidiano
Cotidiano
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Contra

Medidas afetarão 50 mil produtores, afirma secretário

DE BRASÍLIA

Contrário a novas restrições, Luiz Fernando Mainardi, secretário de Agricultura do RS, afirma que essas medidas podem afetar 50 mil produtores.

-

Folha - Por que o sr. é contra as restrições propostas?

Luiz Fernando Mainardi - Em primeiro lugar, não há nenhum elemento de prova sobre o uso de ingredientes aditivos ser prejudicial à saúde pública.

Em segundo, estamos inviabilizando a principal fonte de renda de cerca de 50 mil produtores e de mais de 200 mil famílias envolvidas na produção.

O uso de aditivos não estimula o consumo de cigarros por jovens, como dizem entidades antitabagistas?

Ninguém fuma porque o cigarro tem sabor diferenciado, por causa de aditivo.

O tabaco Burley [tipo alvo das restrições] depende dos aditivos para ser aproveitado. É produzido em terras mais fracas, e a maioria dos produtores não terá terras próprias para produzir outros tipos [Virgínia e Oriental]. Há cidades com 95% só de Burley.

Quais seriam os prejuízos com as novas restrições?

Se essas pessoas tiverem de parar de produzir, serão 100 mil kg, R$ 500 milhões que deixarão de ser apropriados pelos pequenos produtores por ano.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.