São Paulo, quarta-feira, 01 de janeiro de 2003

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TRANSPORTE

Obras dos corredores de ônibus São João-Lapa e Lapa-Pirituba, que ligarão o centro à zona norte, custarão R$ 59 mi

Corredores dão início a mudança de sistema

DAGUITO RODRIGUES
DA REPORTAGEM LOCAL

A Prefeitura de São Paulo já iniciou a implantação do novo sistema de transporte municipal -que está previsto para começar a funcionar em julho deste ano. Os corredores de ônibus São João-Lapa e Lapa-Pirituba, que ligarão o centro à zona norte de São Paulo e cujas obras devem acabar no primeiro semestre, serão linhas estruturais no novo modelo.
"O projeto desses corredores é de 1997, mas ele foi adaptado para o funcionamento da nova rede", disse Pedro Nagao, chefe da assessoria técnica da Secretaria dos Transportes. Ele disse que as adaptações melhoraram a integração entre os corredores. A obra custará R$ 59 milhões ao município, segundo a secretaria.
O novo modelo divide a cidade em linhas estruturais -que serão operadas pelas empresas de ônibus e ligarão os bairros ao centro- e linhas locais, que serão operadas por perueiros e motoristas autônomos, que farão trajetos curtos nos bairros, com tarifa inferior à das linhas estruturais.
Apesar de serem dois corredores de ônibus distintos, na prática eles vão funcionar como um eixo. O São João-Lapa, de 7,6 km, ligará a praça da República, no centro, ao terminal Lapa, que está sendo construído na praça Miguel Dell'Erba, no bairro da zona oeste da cidade. O Lapa-Pirituba, com 7,4 km de extensão, liga o terminal Lapa ao terminal Pirituba, a ser inaugurado na rua Arcangélica.
Ambos os corredores são considerados "corredores mistos", já que parte do trajeto terá pista exclusiva para ônibus à esquerda, margeando o canteiro central das avenidas, e parte à direita. No entanto, o maior trecho é de pistas exclusivas à esquerda.
"Serão mais parecidos com o corredor Vila Nova Cachoeirinha do que com o da Nove de Julho-Santo Amaro", disse Nagao.
Segundo a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), circulam hoje na avenida São João cerca de 1.350 veículos por hora, dos quais 185 são ônibus. Após a inauguração do corredor, esse número deve cair para 50 ônibus por hora.
"O novo sistema de transporte prevê menos ônibus, mas com maior capacidade de passageiros", explicou Nagao. Nos corredores deverão circular ônibus articulados e biarticulados, que levam mais pessoas que os comuns.
Atualmente, a velocidade média nos corredores de ônibus da cidade é de 23 km/h. Nagao disse que trabalha com a expectativa de o novo corredor ter velocidade média de 20 km/h.
Os pontos de ônibus serão padronizados. Todos devem ter banco, lata de lixo, telefone público, mapa dos arredores e iluminação própria. As calçadas também serão padronizadas, com ladrilho hidráulico formando quadrados desenhados no piso, criando uma identidade própria ao corredor.
Na pista em frente aos pontos, não será utilizado asfalto comum. De acordo com a secretaria, esses locais receberão retângulos grandes de concreto, pois, como são áreas de maior aceleração e freagem dos ônibus, elas são desgastadas com maior facilidade.
Nagao disse que o concreto é dez vezes mais caro que o asfalto, mas tem duração maior. "Ficaria caro fazer todo o corredor com concreto." Ele disse que o asfalto dos dois corredores deve durar cerca de dois anos e meio.

Paisagem
A prefeitura também pretende melhorar a paisagem urbana das avenidas por onde os corredores passarão. "Vamos melhorar o visual geral da área, mas isso não depende só do poder público", explicou Nagao.
O corredor de Pirituba deverá receber tratamento paisagístico melhor, com plantio de árvores nos canteiros centrais. Já no da São João, árvores serão plantadas em locais pontuais, já que os canteiros centrais são estreitos. A avenida General Olímpio da Silveira, por exemplo, que passa sob o elevado Costa e Silva, o Minhocão, terá nova iluminação. As colunas do elevado serão decoradas.
A prefeitura ainda não tem uma estimativa de quantos passageiros usarão os corredores por dia. "Estamos estudando quantas linhas funcionarão nesses corredores."
A secretaria informou que há planos a longo prazo para a instalação de ônibus elétricos.

Obras
A CET e a secretaria informaram que não prevêem grandes impactos para o trânsito da cidade durante as obras. As avenidas não deverão ser totalmente interditadas, apenas algumas faixas serão fechadas, como acontece atualmente na São João. As transversais das avenidas tampouco deverão sofrer mudanças.
Além dos dois terminais, serão construídas duas Estações de Transferência (terminais menores), uma em cada corredor.
A prefeitura também começou a construção do corredor de ônibus Guarapiranga, que deverá ligar o terminal Santo Amaro ao futuro terminal Jardim Ângela. Serão 8,4 km de corredor, que deve ser inaugurado no segundo semestre deste ano.
Outros projetos para o ano são a inauguração do primeiro trecho do Paulistão (antigo Fura-fila), ligando o Sacomã (zona sul) ao parque Dom Pedro (centro). Para 2004, a prefeitura quer inaugurar o segundo trecho do sistema, da Vila Prudente a São Mateus (ambos na zona leste), e construir corredores de ônibus em Sapopemba (leste) e na avenida 23 de Maio.



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