São Paulo, sábado, 01 de janeiro de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FIM DE GOVERNO

Prefeita tem a 2ª maior taxa desde que o Datafolha começou a pesquisa, no governo de Jânio Quadros

Marta sai aprovada por 49%, atrás de Maluf

DA REPORTAGEM LOCAL

Marta Suplicy (PT) termina seu mandato com a segunda mais alta aprovação entre os cinco últimos prefeitos de São Paulo, atrás apenas de Paulo Maluf (93-96).
Para 49% dos paulistanos, a petista fez um governo bom ou ótimo, informa o Datafolha. No segundo turno da eleição, teve 41,1% dos votos válidos.
Os outros consideram sua gestão regular (27%) ou ruim ou péssima (24%). Quando deixou a prefeitura, Maluf tinha aprovação de 57% e rejeição total de 11%.
O Datafolha faz esse levantamento desde o governo de Jânio Quadros (86-88), o que significa que Marta foi considerada a segunda melhor prefeita da cidade em quase 20 anos. Para 61%, São Paulo hoje está melhor que antes de sua posse. Apenas 12% vêem uma cidade pior atualmente do que quando ela assumiu.
Ao final do mandato, acabou fazendo mais do que os eleitores previam. Antes de sua posse, 17% achavam que cumpriria a maioria das promessas. Após quatro anos, 24% consideram que Marta conseguiu isso. Para 70%, iria descumprir a maior parte. Para 68%, foi isso mesmo que aconteceu.

No fim, a melhor taxa
A aprovação à gestão Marta é a melhor de todo o seu mandato, apesar da falência administrativa da prefeitura no final de seu governo. Vários serviços sofreram reduções, como a varrição de lixo, e outros foram praticamente paralisados, como os guinchos.
A poucos dias do final de seu mandato, a prefeita cancelou o pagamento de serviços que já haviam sido autorizados. Segundo cálculos da oposição, a conta chega a R$ 562 milhões.
O auge de aprovação ocorre depois de uma campanha em que a prefeita destacou maciçamente na TV, por meses, o que defende como seus principais êxitos.
A sua nota média mantém-se estável desde o aquecimento da campanha, em setembro. Estava em 6, foi a 6,2 e agora voltou a 6.
Marta experimenta extremos quando se analisa o que a população considera suas melhores e suas piores áreas de desempenho.
Para 36%, o transporte é o grande sucesso. Nesse campo que houve grandes avanços, como o bilhete único, que permite tomar vários ônibus em duas horas pelo preço de uma passagem.
A educação é o outro ponto forte do legado, apontado por 32%. A prefeitura construiu 21 CEUs, megaescolas superequipadas.
No pólo negativo, a saúde é disparado a área em que Marta fracassou (34%). A carência é tão grande que na campanha a petista admitiu que não fez o suficiente. Em segundo vêm as enchentes, com 7%. (PEDRO DIAS LEITE)

Texto Anterior: Esquecidas na campanha, contas municipais são gargalo
Próximo Texto: Rio de Janeiro: Maia quer votação de pacote de leis
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.