São Paulo, sábado, 01 de janeiro de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

RIO DE JANEIRO

Dez projetos do prefeito, que toma posse hoje, já estão na Câmara

Maia quer votação de pacote de leis

SERGIO TORRES
DA SUCURSAL DO RIO

O prefeito reeleito do Rio, Cesar Maia (PFL), toma posse hoje esperando a avaliação pela Câmara Municipal de seu pedido de convocação extraordinária para a votação de dez projetos que ele considera fundamentais neste início de administração.
O pedido de convocação extraordinária entre os próximos dias 4 e 19 foi enviado anteontem à Câmara, que está em recesso de fim de ano.
Na mensagem, Maia diz que a apreciação dos projetos em regime de urgência se justifica pela importância deles à "gestão da cidade" e à "execução das obras necessárias à realização dos Jogos Pan-Americanos de 2007".
Os dez projetos de lei já tinham sido enviados à Câmara pelo prefeito, mas não chegaram a ser apreciados pelos vereadores.

Os projetos
Um dos projetos que Maia considera prioritário é o que institui o Projeto de Estruturação Urbana (PEU) nos bairros de Vargem Grande, Vargem Pequena, Camorim e em parte do Recreio dos Bandeirantes, todos na zona oeste. A área é onde será instalada a vila olímpica do Pan-2007.
Maia também pede aos vereadores autorização para criar duas subsecretarias na Secretaria Municipal de Saúde.
A saúde foi a área em que o governo municipal teve pior desempenho nos últimos quatro anos, conforme avaliação feita pelo próprio prefeito durante a campanha eleitoral.

Rumo à eleição
Lançado antecipadamente pelo PFL como candidato à sucessão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Maia começa hoje seu terceiro mandato à frente da prefeitura carioca.
Ele se elegeu para o cargo pela primeira vez em 1992. Exerceu o mandato de 1993 a 1996, quando conseguiu eleger seu sucessor, Luiz Paulo Conde, hoje adversário político.
Maia voltou a ser eleito em 2000. Na disputa pela reeleição, ele foi vitorioso no primeiro turno.
Também em campanha, Maia chegou a apoiar José Serra (PSDB), em visita a São Paulo.
A posse do prefeito acontece às 10h na Câmara Municipal (Cinelândia, no centro). Também serão empossados o vice-prefeito Otávio Leite (PSDB) e os 50 vereadores. Às 17h, Maia empossará o secretariado, no Palácio da Cidade (Botafogo, zona sul).

Texto Anterior: Fim de governo: Marta sai aprovada por 49%, atrás de Maluf
Próximo Texto: Recife: Astrólogo indica hora para João Paulo assumir
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.