São Paulo, quinta-feira, 01 de fevereiro de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TRÂNSITO

Operação de volta às aulas em escolas particulares é iniciada hoje

Recomeça amanhã rodízio de veículos em São Paulo

ROBERTO PELLIM
DA REDAÇÃO

O rodízio municipal de veículos recomeça amanhã em São Paulo. A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), porém, já inicia hoje campanha de esclarecimento com a colocação de 300 faixas e a distribuição de 400 mil folhetos.
A restrição vale no centro expandido -minianel formado pelas marginais Pinheiros e Tietê, avenidas dos Bandeirantes, Juntas Provisórias, Tancredo Neves, Professor Luís Inácio Anhaia Melo e Salim Farah Maluf e complexo viário Maria Maluf-, das 7h às 10h e das 17h às 20h. Carros não podem circular por essas vias de acordo com o final da placa. Caminhões podem circular só nas vias que formam o minianel.
A multa, de R$ 85,13, que rende quatro pontos no prontuário do motorista, pode ser aplicada duas vezes em um dia, se o veículo for flagrado de manhã e à tarde.
O diretor de operações da CET, Irineu Gnecco Filho, disse que, da frota de 5 milhões de veículos da cidade, rodam diariamente de 3 milhões a 3,5 milhões. O rodízio reduz o volume de tráfego em 19% de manhã e em 23% à tarde.
De acordo com Gnecco Filho, foram aplicadas 484.892 multas por desrespeito ao rodízio no ano passado, só perdendo para excesso de velocidade (519.531).
Apesar da restrição, o congestionamento vem aumentando. Em 1998, o pico médio era de 66 km de manhã e 103 km à tarde. No ano passado, a média foi de 70 km de manhã e 117 km à tarde.
A obediência à restrição, segundo Gnecco Filho, é de cerca de 90% de manhã e 87% à tarde.

Volta às aulas
A Secretaria Municipal dos Transportes montou esquema especial para o fim das férias de 670 mil alunos de 1.500 escolas particulares. A operação terá apoio da CET, SPTrans (São Paulo Transporte) e CPTran (Comando de Policiamento de Trânsito). Nas redes municipal e estadual, as aulas recomeçam na quinta-feira.
A expectativa é que o trânsito se torne mais lento com o retorno de 1,5 milhão de veículos à capital.
Para o superintendente de operações da CET, Eduardo Macabeli, 80 fiscais da companhia vão atuar na operação. A lentidão deve aumentar cerca de 25%.
Haverá esquema de trânsito em 107 escolas. Nas vias próximas aos colégios particulares, o estacionamento será liberado por 15 minutos em locais permitidos, com pisca alerta ligado. Os pais podem estacionar na zona azul sem cartão.
Já o CPTran promove amanhã até as 13h a "Operação Placa" em 20 pontos da cidade, para checar a condição das placas de veículos.
A SPTrans está alertando os pais para escolherem com cuidado o transporte escolar dos filhos. Estão cadastrados 6.800 veículos para fazer esse serviço. Os autorizados passaram por várias vistorias e têm profissionais preparados para o transporte de crianças.

Colaborou Daniela Vianna, do "Agora São Paulo"


Texto Anterior: Diplomacia: PF prende empresário austríaco no RN
Próximo Texto: Pesquisa: USP produz primeiro anestésico brasileiro
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.