São Paulo, quinta-feira, 01 de fevereiro de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PANORÂMICA

CAMPINAS

Prefeito anuncia "mutirão da cidadania" para limpar a cidade
O prefeito de Campinas (99 km de São Paulo), Antonio da Costa Santos, o Toninho (PT), lançou ontem o "mutirão da cidadania" para realizar uma limpeza na cidade.
O programa será executado pela Secretaria Municipal das Obras, pelas 14 ARs (Administrações Regionais) e pelas quatro sub-prefeituras -Sousas, Joaquim Egídio, Aparecidinha e Barão Geraldo.
Toninho negou que o mutirão seja uma versão campineira da operação "Belezura", da prefeita de São Paulo, Marta Suplicy.
"Temos objetivos e problemas diferentes. Nossa proposta não é embelezar a cidade", afirmou.
Segundo Toninho, o "mutirão da cidadania" é um programa emergencial de recuperação dos bairros e do centro da cidade.
A operação começou anteontem na região do Ouro Verde, que pertence à AR-12 e está prevista para terminar em 14 de março nos bairros da periferia.
O programa priorizará os itinerários de ônibus, portas de escolas, limpeza de bocas-de-lobo e desassoreamento de córregos.
Segundo o coordenador das ARs, Ronaldo Hipólito, a operação também vai contar com a ajuda da Emdec (Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas) e da Sanasa (Sociedade de Abastecimento de Água e Saneamento S/A).
"Na região do Ouro Verde há bairros com estrada de terra onde os ônibus estão desviando seu itinerário. A regional sozinha não tem condição de fazer toda limpeza", disse o administrador da AR-12, Vicente Paulo Silveira.
Segundo Hipólito, há falta de material, de máquinas e mão-de-obra operacional -déficit de pelo menos 200 funcionários.
Hipólito afirmou que das 29 máquinas da prefeitura, 16 estão quebradas.

Reformulação
Toninho quer visitar a maior parte das 14 ARs e as sub-prefeituras para conhecer as condições dos bairros.
O prefeito planeja realizar um seminário, ao final dos mutirões, para avaliar os principais problemas de cada região de Campinas e o sucateamento das ARs, a fim de aperfeiçoar a Secretaria Municipal das Obras.
(DA FOLHA CAMPINAS)


Texto Anterior: Ambiente: Técnica inédita ajuda a limpar rio
Próximo Texto: Mato Grosso: Tiro acidental mata menino de 8 anos
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.