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ENERGIA ELÉTRICA
Levantamento foi feito em 2000 pela Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia, com 140 mil clientes
28 mil têm ligações clandestinas na BA
LUIZ FRANCISCO
DA AGÊNCIA FOLHA, EM SALVADOR
Uma inspeção feita pela Coelba
(Companhia de Eletricidade do
Estado da Bahia) revelou que 20%
de 140 mil clientes residenciais,
comerciais e industriais usam
"gatos" (ligações clandestinas feitas diretamente na rede) ou outros tipos de fraudes para reduzir
o consumo de energia elétrica.
Os resultados da operação realizada por técnicos da Coelba durante o ano 2000 foram divulgados ontem pelo gerente em exercício do departamento de inspeções da empresa, Pedro Dantas.
De acordo com Dantas, quase
80% dos clientes que fraudam a
Coelba estão localizados em quatro das maiores cidades da Bahia
-Salvador, Feira de Santana,
Ilhéus e Itabuna.
A irregularidade mais comum
encontrada pelos técnicos foi o
desvio embutido na parede -a
fiação é interceptada diretamente
na rede, antes do medidor.
"Geralmente, o trabalho (desvio) é feito com muita qualidade.
Nós somente começamos a identificar os fraudadores com a ajuda
do computador", disse Pedro.
O gerente do departamento de
inspeções da Coelba acrescentou
que os fraudadores embutem a
fiação nas paredes. "Se não fosse o
computador, dificilmente a gente
constataria a irregularidade."
Logo após a privatização da
Coelba, em julho de 97, o departamento de informática da empresa
desenvolveu um sistema que permitiu o acompanhamento sistemático das contas dos 2,7 milhões
de consumidores baianos.
O programa identifica todos os
consumidores que apresentam
uma redução mínima de 40% do
consumo em relação à média.
"Nós também podemos alterar o
índice", disse Pedro Dantas.
No ano passado, os fraudadores
causaram um prejuízo de R$ 30
milhões à Coelba -11% do valor
investido pela empresa na melhoria da qualidade em 2000.
"As fraudes não atingem apenas
a Coelba. À empresa, as fraudes
provocam perda no faturamento
e aumento na frequência das interrupções. Já a população é prejudicada pela queda na qualidade
do fornecimento de energia elétrica e pelas interrupções, que podem causar problemas nos aparelhos eletroeletrônicos", diz.
No ano passado, a Coelba utilizou cem equipes para inspecionar
os 140 mil clientes que apresentaram uma redução acentuada no
consumo de energia. "Em Salvador, nós identificamos fraudes em
todos os bairros." Entre eles estão
Horto Florestal, Barra, Vitória, Pituba e Caminho das Árvores, considerados os mais elegantes da capital baiana.
Além dos artifícios encontrados
pelos clientes para reduzir o consumo de energia elétrica, a Coelba
também identificou cerca de 25
mil "gatos" somente em Salvador
-90% deles estão em bairros periféricos.
"O combate ao "gato" é feito diariamente, mas os resultados quase não aparecem. Afinal, a cidade
cresce muito, e as ligações clandestinas surgem sempre nos bairros suburbanos." Para o gerente, a
Prefeitura de Salvador e o Estado
têm auxiliado na redução dos "gatos" na Bahia. "Em parceria com a
Coelba, a prefeitura e o governo
estadual têm contribuído para a
realização de obras de infra-estrutura para a ampliação da rede."
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