São Paulo, quinta-feira, 01 de fevereiro de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ENERGIA ELÉTRICA

Levantamento foi feito em 2000 pela Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia, com 140 mil clientes

28 mil têm ligações clandestinas na BA

LUIZ FRANCISCO
DA AGÊNCIA FOLHA, EM SALVADOR

Uma inspeção feita pela Coelba (Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia) revelou que 20% de 140 mil clientes residenciais, comerciais e industriais usam "gatos" (ligações clandestinas feitas diretamente na rede) ou outros tipos de fraudes para reduzir o consumo de energia elétrica.
Os resultados da operação realizada por técnicos da Coelba durante o ano 2000 foram divulgados ontem pelo gerente em exercício do departamento de inspeções da empresa, Pedro Dantas.
De acordo com Dantas, quase 80% dos clientes que fraudam a Coelba estão localizados em quatro das maiores cidades da Bahia -Salvador, Feira de Santana, Ilhéus e Itabuna.
A irregularidade mais comum encontrada pelos técnicos foi o desvio embutido na parede -a fiação é interceptada diretamente na rede, antes do medidor.
"Geralmente, o trabalho (desvio) é feito com muita qualidade. Nós somente começamos a identificar os fraudadores com a ajuda do computador", disse Pedro.
O gerente do departamento de inspeções da Coelba acrescentou que os fraudadores embutem a fiação nas paredes. "Se não fosse o computador, dificilmente a gente constataria a irregularidade."
Logo após a privatização da Coelba, em julho de 97, o departamento de informática da empresa desenvolveu um sistema que permitiu o acompanhamento sistemático das contas dos 2,7 milhões de consumidores baianos.
O programa identifica todos os consumidores que apresentam uma redução mínima de 40% do consumo em relação à média. "Nós também podemos alterar o índice", disse Pedro Dantas.
No ano passado, os fraudadores causaram um prejuízo de R$ 30 milhões à Coelba -11% do valor investido pela empresa na melhoria da qualidade em 2000.
"As fraudes não atingem apenas a Coelba. À empresa, as fraudes provocam perda no faturamento e aumento na frequência das interrupções. Já a população é prejudicada pela queda na qualidade do fornecimento de energia elétrica e pelas interrupções, que podem causar problemas nos aparelhos eletroeletrônicos", diz.
No ano passado, a Coelba utilizou cem equipes para inspecionar os 140 mil clientes que apresentaram uma redução acentuada no consumo de energia. "Em Salvador, nós identificamos fraudes em todos os bairros." Entre eles estão Horto Florestal, Barra, Vitória, Pituba e Caminho das Árvores, considerados os mais elegantes da capital baiana.
Além dos artifícios encontrados pelos clientes para reduzir o consumo de energia elétrica, a Coelba também identificou cerca de 25 mil "gatos" somente em Salvador -90% deles estão em bairros periféricos.
"O combate ao "gato" é feito diariamente, mas os resultados quase não aparecem. Afinal, a cidade cresce muito, e as ligações clandestinas surgem sempre nos bairros suburbanos." Para o gerente, a Prefeitura de Salvador e o Estado têm auxiliado na redução dos "gatos" na Bahia. "Em parceria com a Coelba, a prefeitura e o governo estadual têm contribuído para a realização de obras de infra-estrutura para a ampliação da rede."


Texto Anterior: Saúde: Rio tem quatro casos de dengue neste ano
Próximo Texto: Computador localiza fraude
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.