São Paulo, quinta-feira, 01 de fevereiro de 2001

Texto Anterior | Índice

Computador localiza fraude

DA AGÊNCIA FOLHA, EM SALVADOR

Um programa de computador criado pelo departamento de informática da Coelba ajuda a empresa a identificar quem utiliza algum artifício para reduzir o consumo de energia elétrica.
O programa foi montado para selecionar todos os clientes (residenciais, comerciais e industriais) que apresentam uma queda de 40% no consumo em relação à média registrada nos últimos três meses. "De posse da informação, nós enviamos uma equipe de técnicos para conferir a ligação elétrica", disse o gerente de inspeções da Coelba, Pedro Dantas.
Segundo Dantas, a inspeção dirigida facilita o trabalho de identificação das fraudes. Todos os 2,7 milhões de consumidores da Coelba no Estado estão cadastrados no programa.
Antes da elaboração do sistema, a Coelba identificava só 4% de irregularidades nas inspeções. "Normalmente, as inspeções aleatórias identificam as ligações clandestinas mais visíveis. Nós não tínhamos acesso, por exemplo, às contas que apresentavam reduções drásticas de consumo."
Dantas informou ainda que o programa ajudou a identificar as fraudes feitas por empresários e grandes consumidores.
"As fraudes dos mais humildes é visível. Com o programa, localizamos empresários que abusam da tecnologia para reduzir o consumo mensal de energia."
Depois da constatação da fraude, a Coelba notifica o contribuinte e calcula o valor causado pela irregularidade. Depois de notificado, o cliente tem 30 dias para efetuar os reparos solicitados pela Coelba.




Texto Anterior: Energia elétrica: 28 mil têm ligações clandestinas na BA
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.