São Paulo, sábado, 1 de março de 1997.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Construção estimula migração

FABIANA PEREIRA
da Agência Folha

O crescimento recorde da população registrado em Palmas (TO) está relacionado à grande oferta de empregos na construção civil, nas repartições públicas e também à migração de profissionais liberais.
``A cidade está em crescimento e, por isso, atrai empregados para a construção civil e profissionais liberais ou comerciantes'', afirmou o prefeito Manuel Odir Rocha (PPB).
O índice -28,7%- foi o maior registrado em comparação com o crescimento populacional verificado nos outros Estados do país.

Funcionário público
O Estado de Tocantins foi criado em 1988 e Palmas foi fundada em 1990 para ser a capital do Estado. Desde então, foi verificado um grande número de obras na construção civil e também o desenvolvimento de um funcionalismo ligado aos governos estadual e municipal.
Do total de habitantes de Palmas, cerca de 12% são funcionários públicos.

Construção
A prefeitura afirma que, embora não tenha números registrados, os trabalhadores da construção civil compõem grande parte da mão-de-obra, principalmente nos períodos de março a novembro, quando diminuem as chuvas e há retomada das obras.
``Os canteiros das ruas, a pavimentação e as obras de esgoto consomem pessoal'', disse o prefeito.
De acordo com ele, o valor dos imóveis caiu nos últimos três anos em relação às grandes cidades do país. ``Isso representa um fator de atração, um estímulo para pessoas de fora comprarem ou alugarem.''
Segundo ele, nos últimos três anos, cresceu a migração originária de outros Estados. ``A busca pela melhor qualidade de vida têm trazido pessoas de grandes centros, como São Paulo.''

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright 1996 Empresa Folha da Manhã