UOL


São Paulo, sábado, 01 de março de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Para "Le Monde", ações têm data escolhida

DA REDAÇÃO

A organização de ações violentas por traficantes no Rio de Janeiro às vésperas de eventos importantes para o país é destacada em texto publicado na quarta-feira no jornal francês "Le Monde".
Os ataques desta semana são comparados aos realizados no último dia 30 de setembro, a poucos dias do primeiro turno das eleições. Para o jornal, as datas das ações são, aparentemente, "cuidadosamente escolhidas".
Assim como o "Le Monde", o "The Washington Post", dos EUA, publicou anteontem reportagem sobre o assunto. O jornal afirma que o Rio, que deve receber cerca de 400 mil turistas para o Carnaval, "está lutando contra a erupção de explosões, tiroteios e vandalismo". Cita ainda declaração do ministro Márcio Thomaz Bastos (Justiça) a respeito da transferência para São Paulo do traficante Fernandinho Beira-Mar, a quem é atribuída a ordem para os ataques feitos pela facção criminosa Comando Vermelho.
O acerto para que 3.000 soldados do Exército façam o patrulhamento no Carnaval também foi comentado. Porém, o fato de a governadora do Rio, Rosinha Matheus, ser favorável à participação militar para manter a ordem foi considerado pelo "Le Monde" uma "má postura".
Os dois jornais destacaram o fechamento do comércio imposto pelos traficantes, os ônibus incendiados e o saque a supermercados. A publicação americana ainda chamou a atenção para o fato de a violência ter saído dos morros e se espalhado pela zona sul.


Texto Anterior: Operação Guanabara vai ocupar favelas
Próximo Texto: Polícia: Empresário é preso por sonegação em SP
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.