São Paulo, quinta, 1 de maio de 1997.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Projeto quer fim de programa policial

da Reportagem Local

O deputado federal Ivan Valente (PT-SP) deu entrada na Câmara dos Deputados em um projeto de lei que caracteriza como ``abuso de autoridade'' a exposição, por policiais, de suspeitos em programas de televisão.
O Ministério Público de São Paulo e a Procuradoria da República haviam anunciado esta semana a instauração de inquérito civil público para apurar supostos exageros de programas de TV que acompanham ações da polícia.
Esses programas mostram imagens de policiais interrogando e revistando pessoas e, às vezes, entrando em casas de suspeitos.
O promotor da Cidadania Clilton Guimarães dos Santos, 39, e a procuradora regional dos Direitos do Cidadão Luiza Cristina Fonseca Frischeisen, 30, investigarão a ``Rota do Crime'', da TV Manchete, ``Cidade Alerta'', da Record, e ``190 Urgente'', da CNT/Gazeta.
O objetivo do projeto, segundo o Valente, ``é evitar que pessoas detidas, inocentes ou não, sejam submetidas a constrangimento ilegal''. O projeto está na Comissão de Justiça da Câmara. Na próxima semana, haverá a coleta de assinaturas para a tramitação em regime de urgência do projeto.
(ANDRÉ LOZANO)

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright 1997 Empresa Folha da Manhã