São Paulo, terça-feira, 01 de junho de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Enterro se transforma em protesto

DA SUCURSAL DO RIO
DA AGÊNCIA FOLHA

O enterro do agente penitenciário Marco Antônio Borgatte, 43, virou ontem um ato de protesto contra o secretário de Segurança Pública do Rio, Anthony Garotinho, e a administração do sistema penitenciário do Estado. Borgatte foi morto no domingo por presos na Casa de Custódia de Benfica.
Em discurso logo após o sepultamento, o presidente do Sindicato dos Servidores da Secretaria de Justiça, Paulo Roberto Ferreira, 49, culpou o governo do Rio pela morte do colega e afirmou que o episódio "vai custar caro" a Garotinho. A categoria planeja uma greve para depois da rebelião.

"Política nefasta"
"Isso [a rebelião] é fruto de uma política nefasta. O inferno ainda não acabou, mas, assim que a rebelião terminar, vamos dar uma resposta. Vamos tirar a máscara desse secretário mentiroso", disse, sob aplausos de cerca de 300 pessoas.
A assessoria de Garotinho disse que ele não daria entrevistas.
Segundo Ferreira, os amotinados da casa de custódia retiraram o colete de agente penitenciário de Borgatte antes de matá-lo e o obrigaram a vestir a farda de agente prestador de serviço, guardas terceirizados em uma cooperativa. Por isso Ferreira disse acreditar que a ação tenha sido premeditada, o que desmentiria a versão de que Borgatte tentou fugir e por isso foi alvejado.
"Uma tragédia." Foi o que disse o ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos, sobre o caso.
Para Bastos, não existe uma "solução mágica" para resolver o problema do sistema penitenciário no país, que ele considera "muito ruim", mas várias medidas que começam a ser implementadas aos poucos.
Entre as medidas necessárias para melhorar o sistema penitenciário brasileiro, Bastos citou a aplicação de penas alternativas e a informatização das prisões.


Texto Anterior: Prisão de R$ 9 mi tem paredes frágeis
Próximo Texto: Violência: Com dedo decepado, comerciante seqüestrado há 20 dias escapa
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.