São Paulo, domingo, 01 de junho de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Pesquisas apontam incertezas quanto ao papel da alimentação

DA REPORTAGEM LOCAL

O papel das alimentação na prevenção do diabetes ainda é incerto, e diferentes pesquisas apresentaram resultados contrastantes. No estudo chinês, os pacientes que aumentaram o consumo de fibras e vegetais e diminuíram a quantidade de açúcar e gorduras saturadas diminuíram também o risco de diabetes em relação aos que não mudaram a dieta.
Mas, segundo uma matéria publicada na última semana no "New York Times", a Associação Americana de Diabetes decidiu que pacientes não deveriam ser aconselhados a levar em conta o índice glicêmico dos alimentos. No mesmo sentido foi uma recente pesquisa canadense com 1.898 pessoas, que mostrou que esse índice não influenciou no risco de diabetes.
Para o nutrólogo do Hospital do Coração Daniel Magnoni, o paciente não deve ficar "alucinado" com o índice glicêmico. "O importante na alimentação é a perda de peso, ou a manutenção no caso dos magros."
Em geral, segundo ele, o importante é ter uma alimentação balanceada, com metade da energia de carboidratos e o restante de proteínas e gorduras, evitando exageros em alimentos com açúcares refinados.
O endocrinologista Antonio Carlos Lerário concorda que o segredo está em evitar a obesidade, o que significa menos células gordurosas. Segundo ele, elas atuam como mecanismos de defesa e, por isso, poderiam desencadear processos inflamatórios e danificar as células beta, produtoras de insulina.


Texto Anterior: Saúde/Diabetes: Dieta e exercícios podem adiar diabetes por 14 anos
Próximo Texto: Prática de exercícios ajudou idoso a evitar a insulina por 32 anos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.