São Paulo, domingo, 01 de junho de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Plantão Médico

1,5% dos homens têm hormônio baixo

JULIO ABRAMCZYK
COLUNISTA DA FOLHA

Pesquisa realizada na cidade de Boston, EUA, em 1.486 homens, detectou deficiência de hormônio masculino em cerca de 1,5%. O estudo publicado no último número da revista "Archives of Internal Medicine" pela professora Susan A. Hall e colaboradores, detectou presença de andrógenos abaixo da taxa normal no organismo, inclusive testosterona.
Os homens portadores desta deficiência apresentavam sintomas como baixa libido, disfunção erétil e osteoporose, além de outros menos específicos como distúrbio do sono, depressão e cansaço. Dos 97 homens com taxa baixa de andrógenos, a grande maioria (87,8%) não recebia tratamento, apesar da possibilidade de ter atenção médica.

Eleições no Cremesp
De amanhã ao dia 16 estarão abertas as inscrições de chapas concorrentes à eleição para preenchimento de cargos de conselheiros do Cremesp (Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo), gestão 2008 - 2013. As eleições serão realizadas de 5 a 7 de agosto. A comissão eleitoral é composta pelos médicos Adagmar Andriolo, presidente; e Maria das Graças Souto e Aldemir Humberto Soares, secretários.

julio@uol.com.br

LIVRO DO HC GANHA SEGUNDA EDIÇÃO
Foi lançada quarta-feira, no Instituto Central do Hospital das Clínicas, a segunda edição do livro "Pronto-Socorro: Diagnóstico e Tratamento em Emergência", dos médicos Herlon Saraiva Martins e Maria Cecília Damasceno, do Serviço de Emergências Clínicas; e Soraia Barakat, diretora do Pronto Socorro. Com 282 capítulos divididos em 14 seções, a obra orienta no diagnóstico, prognóstico, exames e tratamento das principais afecções atendidas no Pronto Socorro do Hospital das Clínicas.


Texto Anterior: Mais Saudável
Próximo Texto: Nova regra para capacetes começa hoje
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.