São Paulo, quinta-feira, 01 de julho de 2004

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ADMINISTRAÇÃO

Vias sobre os túneis da av. Faria Lima estarão liberadas e corredores de ônibus também serão entregues

Prefeitura desafoga trânsito até setembro

PEDRO DIAS LEITE
DA REPORTAGEM LOCAL

As obras que têm atrapalhado o trânsito e infernizado a vida dos paulistanos deixarão de obstruir as vias em setembro, um mês antes das eleições, segundo as previsões da Prefeitura de São Paulo.
As interdições em ruas para a construção de duas passagens subterrâneas na região da Brigadeiro Faria Lima (zona oeste) serão encerradas em setembro. Os túneis só estarão liberados em novembro. Além disso, a prefeitura planeja entregar todas as obras de corredores de ônibus, como o da rua da Consolação e o da avenida Ibirapuera, até o final de agosto.
As obras dos túneis sob a Faria Lima, um na Rebouças e outro na Cidade Jardim, ficarão prontas dois meses depois, mas nesse período o trabalho será somente subterrâneo, para acabamento.
O trânsito é uma das áreas em que a avaliação da prefeita Marta Suplicy (PT), candidata à reeleição, mais piorou nos últimos tempos. O número de paulistanos que consideram esse o principal problema da cidade dobrou nos últimos seis meses, de 3% em dezembro para 6% em junho, segundo a última pesquisa do Datafolha. Em dezembro de 2001, no final do primeiro ano de Marta, o trânsito era o maior problema para apenas 2% dos moradores.

Túneis
A construção dos dois túneis sob a Faria Lima, as obras de maior visibilidade, começou em janeiro deste ano e mudou a rotina de bairros como Pinheiros, Jardim Europa e Itaim Bibi.
Ruas antes calmas, como a Sampaio Vidal, receberam um movimento pesado de veículos, mas ainda assim não foi suficiente para amenizar a situação. O trânsito nessa região teve uma sensível piora. Tanto que a própria CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) chegou a incentivar o uso de rotas alternativas de longa distância, para que os motoristas evitassem a área.
Quando as duas passagens subterrâneas estiverem prontas, a prefeitura estima que haverá um aumento de 20% a 30% na velocidade dos veículos.
Questionada ontem sobre quando as mudanças no trânsito da região serão suspensas, a CET informou que libera o sistema viário de acordo com o cronograma da Emurb (Empresa Municipal de Urbanização).

Aumento de preço
Em março, a prefeitura elevou o valor total dos túneis em 48%, de R$ 148,1 milhões para R$ 219,2 milhões. Quando o aumento foi revelado, a Emurb informou que isso ocorreu porque adutoras, fios e cabos da Sabesp, da Eletropaulo e de mais 17 empresas atrapalhavam a escavação. Segundo a prefeitura, isso só foi descoberto depois da assinatura dos contratos. Ontem, a Emurb informou que não haverá um novo aumento de preços das obras.
Duas semanas depois da mudança no contrato, funcionários de uma empreiteira descobriram uma pedra gigante na obra da passagem subterrânea da Cidade Jardim com a Faria Lima, mas a prefeitura afirmou que isso não atrapalhou o cronograma.

Corredores
Os corredores de ônibus, nomeados de Passa-Rápido, são uma das principais bandeiras da campanha de Marta à reeleição, em conjunto com outras iniciativas na área de transporte, como o bilhete único (em que o usuário pode pegar quantos ônibus quiser por duas horas, pagando uma única passagem, de R$ 1,70).
Até o final de agosto, a prefeitura planeja entregar os corredores da Francisco Morato/Rebouças/ Consolação, Rio Bonito, Guarapiranga e Ibirapuera -além da reforma do Nove de Julho/Santo Amaro, Inajar de Souza/Rio Branco e Itapecerica/João Dias.
Marta não deve participar de nenhuma das inaugurações, já que isso é proibido a partir deste mês, pela lei eleitoral, aos governantes que tentam a reeleição.


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