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ADMINISTRAÇÃO
Vias sobre os túneis da av. Faria Lima estarão liberadas e corredores de ônibus também serão entregues
Prefeitura desafoga trânsito até setembro
PEDRO DIAS LEITE
DA REPORTAGEM LOCAL
As obras que têm atrapalhado o
trânsito e infernizado a vida dos
paulistanos deixarão de obstruir
as vias em setembro, um mês antes das eleições, segundo as previsões da Prefeitura de São Paulo.
As interdições em ruas para a
construção de duas passagens
subterrâneas na região da Brigadeiro Faria Lima (zona oeste) serão encerradas em setembro. Os
túneis só estarão liberados em novembro. Além disso, a prefeitura
planeja entregar todas as obras de
corredores de ônibus, como o da
rua da Consolação e o da avenida
Ibirapuera, até o final de agosto.
As obras dos túneis sob a Faria
Lima, um na Rebouças e outro na
Cidade Jardim, ficarão prontas
dois meses depois, mas nesse período o trabalho será somente
subterrâneo, para acabamento.
O trânsito é uma das áreas em
que a avaliação da prefeita Marta
Suplicy (PT), candidata à reeleição, mais piorou nos últimos
tempos. O número de paulistanos
que consideram esse o principal
problema da cidade dobrou nos
últimos seis meses, de 3% em dezembro para 6% em junho, segundo a última pesquisa do Datafolha. Em dezembro de 2001, no
final do primeiro ano de Marta, o
trânsito era o maior problema para apenas 2% dos moradores.
Túneis
A construção dos dois túneis
sob a Faria Lima, as obras de
maior visibilidade, começou em
janeiro deste ano e mudou a rotina de bairros como Pinheiros, Jardim Europa e Itaim Bibi.
Ruas antes calmas, como a Sampaio Vidal, receberam um movimento pesado de veículos, mas
ainda assim não foi suficiente para amenizar a situação. O trânsito
nessa região teve uma sensível
piora. Tanto que a própria CET
(Companhia de Engenharia de
Tráfego) chegou a incentivar o
uso de rotas alternativas de longa
distância, para que os motoristas
evitassem a área.
Quando as duas passagens subterrâneas estiverem prontas, a
prefeitura estima que haverá um
aumento de 20% a 30% na velocidade dos veículos.
Questionada ontem sobre
quando as mudanças no trânsito
da região serão suspensas, a CET
informou que libera o sistema
viário de acordo com o cronograma da Emurb (Empresa Municipal de Urbanização).
Aumento de preço
Em março, a prefeitura elevou o
valor total dos túneis em 48%, de
R$ 148,1 milhões para R$ 219,2
milhões. Quando o aumento foi
revelado, a Emurb informou que
isso ocorreu porque adutoras, fios
e cabos da Sabesp, da Eletropaulo
e de mais 17 empresas atrapalhavam a escavação. Segundo a prefeitura, isso só foi descoberto depois da assinatura dos contratos.
Ontem, a Emurb informou que
não haverá um novo aumento de
preços das obras.
Duas semanas depois da mudança no contrato, funcionários
de uma empreiteira descobriram
uma pedra gigante na obra da
passagem subterrânea da Cidade
Jardim com a Faria Lima, mas a
prefeitura afirmou que isso não
atrapalhou o cronograma.
Corredores
Os corredores de ônibus, nomeados de Passa-Rápido, são
uma das principais bandeiras da
campanha de Marta à reeleição,
em conjunto com outras iniciativas na área de transporte, como o
bilhete único (em que o usuário
pode pegar quantos ônibus quiser
por duas horas, pagando uma
única passagem, de R$ 1,70).
Até o final de agosto, a prefeitura planeja entregar os corredores
da Francisco Morato/Rebouças/
Consolação, Rio Bonito, Guarapiranga e Ibirapuera -além da reforma do Nove de Julho/Santo
Amaro, Inajar de Souza/Rio
Branco e Itapecerica/João Dias.
Marta não deve participar de
nenhuma das inaugurações, já
que isso é proibido a partir deste
mês, pela lei eleitoral, aos governantes que tentam a reeleição.
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