|
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice
Sindicato rejeita proposta de reajuste da CET
DO "AGORA"
DA REPORTAGEM LOCAL
Em reunião realizada ontem
com a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), diretores do
sindicato dos funcionários rejeitaram a nova proposta da empresa de reajuste salarial.
Eles pedem aumento de 8,17%,
mais 15,7% de reposição referente
às perdas entre 2001 e 2004. Já a
CET ofereceu reajuste de 7%, parcelado em duas vezes. O sindicato
deve realizar uma nova assembléia na quinta-feira. A categoria
cogita, inclusive, fazer greve.
O embate entre os empregados
e a direção da empresa se arrasta
há mais de um mês. Os marronzinhos já organizaram dois boicotes à aplicação de multas, nesta e
na semana passada -quando a
quantidade de infrações anotadas
foi reduzida em 70%.
Anteontem, eles também fizeram um protesto em frente à sede
da prefeitura, no vale do Anhangabaú, centro de São Paulo, e incentivaram os empregados da
CET a doar sangue -podendo
ter a falta no serviço abonada.
A CET tem quase 4.000 empregados, dos quais mais de 1.500 são
fiscais que atuam nas ruas.
Na campanha eleitoral, representantes da candidatura de José
Serra prometiam prioridade ao
trânsito e diziam que a CET ficaria com 95% dos recursos arrecadados com as multas de trânsito,
conforme prevê as normas do código de trânsito de 1998.
O Orçamento inicial da empresa para 2005, porém, aprovado na
Câmara Municipal, é de apenas
R$ 145 milhões -insuficiente, segundo a gestão tucana, para bancar até mesmo a folha de pagamento, de R$ 160 milhões. A receita de multas de trânsito na cidade de São Paulo costuma beirar
R$ 400 milhões a cada ano.
O governo Serra diz que haverá
remanejamentos para aumentar
os gastos da companhia ainda
neste ano para minimizar os problemas. Mas ainda não esclareceu
se, a partir de 2006, 95% da receita
das multas irá para a CET.
Questionado em março pela Folha sobre esse tema, Roberto Scaringella, presidente da companhia, disse: "Você não pode me
perguntar de uma decisão futura
que não é do presidente da CET.
Como é que eu vou te responder?
Não sou eu quem decide".
Texto Anterior: Serra amplia em 152% número de radares Próximo Texto: Legislativo: Apelo feito por Serra não convence Câmara a aprovar projeto do ISS Índice
|