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TRAGÉDIA EM CONGONHAS/INVESTIGAÇÃO
Novo sistema da Airbus alerta piloto sobre falha
Depois de acidente em Taiwan foi criado mecanismo de aviso sobre erro no manete
A TAM não respondeu se aeronave que se acidentou no dia 17 em Congonhas já estava equipado com
esse novo mecanismo
LEILA SUWWAN
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA
Se um manete for esquecido
em posição de aceleração, a intenção e o comando de pouso
não são compreendidos pelo
computador de bordo do Airbus e a frenagem não será realizada conforme o previsto.
Os freios aerodinâmicos nas
asas (spoilers) podem estar armados, mas não irão funcionar.
O sistema automático de frenagem pode estar programado,
mas não será acionado.
Essa foi a lição aprendida,
sem vítimas, em Taiwan em
2004, quando outro A320 com
o reverso direito também inoperante e pinado não conseguiu frear. A causa: o manete
direito foi deixado acima da posição de trava de ponto morto.
A Airbus prometeu providências. Se o piloto, já próximo
ao solo, cometesse a mesma falha, a luz vermelha principal de
alerta acenderia e um apito iria
soar continuamente. A TAM foi
procurada e não respondeu se o
A320 acidentado, fabricado em
fevereiro de 98, estava equipado com essa inovação.
A falha de operação dos manetes é um dado apontado pela
caixa-preta. Mas não é possível,
ainda, garantir que não houve
falha eletrônica, por exemplo.
A operação do A320 com um
reverso desativado e pinado é
prevista e não apresenta riscos,
segundo a Airbus e a TAM.
Porém, desde que a Airbus
emitiu um comunicado mundial sobre os procedimentos
corretos de pouso nessas circunstâncias, pilotos questionam: o reverso inoperante deve
ser acionado no pouso?
Segundo o manual, sim. Segundo dados da caixa-preta,
porém, os pilotos estavam
conscientes que só o reversor
esquerdo funcionava e não teriam acionado o direito.
Com isso, os técnicos buscam
entender se o computador de
bordo da Airbus, dentro dessas
duas possibilidades de posicionamento dos manetes, pode se
sobrepor, impedir a desaceleração e abortar o pouso da aeronave, sem dar tempo hábil
aos pilotos para outras reações.
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