São Paulo, sexta-feira, 01 de agosto de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Restrição a caminhões pequenos fica mais rigorosa a partir de hoje

Veículos terão dez horas a menos, por dia, para circular em 100 km2 do centro expandido

DA REPORTAGEM LOCAL

A partir de hoje, caminhões de até 6,3 metros de comprimento terão dez horas a menos, por dia, para fazer entregas em 100 km2 do centro expandido em São Paulo.
Agora, em vez de poderem rodar das 5h às 21h, em dias alternados, entre placas pares e ímpares -como já ocorre desde 30 de junho-, eles só poderão circular das 10h às 16h, mantendo o mesmo rodízio.
Eles também são obrigados a seguir o rodízio normal para os outros veículos, que retira das ruas dois finais de placa por dia -inclusive nas marginais.
O aumento da restrição é a última medida do pacote da gestão Gilberto Kassab (DEM) para frear os congestionamentos, às vésperas da eleição.
A medida, que afeta sobretudo o comércio de pequeno porte (90% do total da cidade, segundo a Associação Comercial de São Paulo), é questionada na Justiça por entidades ligadas ao transporte de cargas.
A Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística tenta obter na Justiça liminar suspendendo as novas regras -em primeira instância, o pedido já foi negado. A saída, diz a entidade, será criar uma sobretaxa de até 15% do valor do frete para o recebedor, se o endereço for na área restrita.
A nova regra deve incentivar ainda mais o movimento de cargas na cidade entre os horários de pico e das 21h até a madrugada -quando todos os caminhões são liberados.
Há dois meses, a frota desses caminhões era estimada em 14 mil, de um total de 210 mil caminhões. Em julho, porém, esse número cresceu -em algumas montadoras, o aumento das vendas foi de até 60%.


Texto Anterior: São Paulo teve julho mais poluído dos últimos dois anos
Próximo Texto: Acidente: IPT contesta laudo de consórcio sobre cratera do metrô
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.