São Paulo, sexta-feira, 01 de agosto de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CONTROLE DE QUALIDADE

MEC criará novos conceitos para avaliar curso superior

ANGELA PINHO
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O Ministério da Educação vai criar dois novos conceitos para avaliar a educação superior. Eles servirão de base para sanções ou medidas de melhoria em cursos e instituições com desempenho ruim. Haverá ainda redução das avaliações de especialistas in loco- só os cursos considerados deficientes terão obrigatoriedade de visita.
O primeiro novo indicador é o Conceito Preliminar dos Cursos de Graduação. Ele será calculado a partir de uma média ponderada entre a nota do Enade (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes), o IDD (Indicador de Diferença de Desempenho) e os insumos do curso -recursos pedagógicos, infra-estrutura e qualificação dos docentes.
O conceito será de 1 a 5. Segundo o Inep (instituto de pesquisas ligado ao MEC), 1 e 2 corresponderão a cursos sem condições de funcionar. Ainda em estudo pelo Inep, o Conceito Preliminar da Instituição, o segundo novo conceito do MEC, permitirá uma comparação entre universidades, faculdades e centros universitários.


Texto Anterior: Fuvest: Avaliação seriada será em outubro
Próximo Texto: Justiça determina que Defensoria retome convênio com a OAB-SP
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.