São Paulo, terça-feira, 01 de outubro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SISTEMA PRISIONAL

Ação envolveu cerca de 2.000 PMs; PF teme rebeliões na eleição

Em SP, polícia revista 31 presídios

Rubens Cavallari/Folha Imagem
Policiais participam de blitz no CDP de Guarulhos, um dos 31 presídios vistoriados ontem


DO "AGORA"

A Polícia Militar vistoriou simultaneamente 31 presídios de São Paulo, ontem. Balanço parcial contabiliza 116 celulares e 311 armas brancas apreendidos por cerca de 2.000 policiais.
Dos presídios revistados, só quatro não são dominados pelo PCC. A Casa de Custódia e o Centro de Detenção Provisória, ambos de Taubaté, haviam sido vistoriados nos últimos 15 dias.
Além das armas e dos celulares, a polícia afirma ter encontrado cerca de 695 porções de maconha, 130 de crack e 44 de cocaína.

Eleições
O comandante do Batalhão da PM de Taubaté, coronel Lamarque Monteiro, disse que a vistoria foi realizada em razão das eleições, que acontecem no próximo domingo.
A assessoria da Secretaria do Estado da Administração Penitenciária não confirmou a informação e tratou a vistoria como um trabalho de rotina que vem sendo feito desde o dia 23 de maio deste ano.
Em Brasília, há informações de que a vistoria resulta de dois relatórios que a Polícia Federal teria entregue ao Ministério da Justiça, há duas semanas, informando que facções criminosas do Rio e de São Paulo estariam preparando uma rebelião em presídios no domingo, dia do primeiro turno das eleições.
Para evitar eventuais problemas durante a realização das eleições, outra revista deve ser feita ainda nesta semana.
Oficialmente, o Ministério da Justiça não confirma nem desmente a existência dos relatórios. O ministro da Justiça, Paulo de Tarso Ramos Ribeiro, foi informado da situação há cerca de 15 dias e pediu o empenho da Polícia Federal na investigação do caso.
Em entrevista ontem, o ministro afirmou que o governo federal tentará atuar para assegurar tranquilidade à votação.
O chefe da Polícia Civil do Rio, Zaqueu Teixeira, disse que "a polícia está preparada para qualquer situação e estará de prontidão no próximo domingo para garantir a tranquilidade da eleição".

Colaboraram as Regionais e as Sucursais de Brasília e do Rio


Texto Anterior: Há 50 anos
Próximo Texto: Crime organizado: Cúpula da Segurança é alvo de suspeita no PR
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.