São Paulo, sábado, 01 de outubro de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

O texto abaixo contém um Erramos, clique aqui para conferir a correção na versão eletrônica da Folha de S.Paulo.

Empresário fez shopping para 'vingar' zona norte

DE SÃO PAULO

Foi por "vingança pessoal" que o empresário Curt Baumgart decidiu criar um shopping na zona norte de São Paulo, onde nasceu.
O alvo da ira era a "outra parte da cidade, beneficiada por todo tipo de melhoria" e que sempre considerou a zona norte "imprópria, só habitada por seres de outro planeta", disse à Folha em 1984, quando o shopping abriu.
O Center Norte foi erguido em terreno comprado em 1940 pelo pai de Curt, o alemão Otto, em lugar que "ninguém desejava".
Antes de virar shopping, a área abrigou lixões e lagoas de mineração.
O empreendimento exigiu atuais R$ 105 milhões, dinheiro sem ajuda de bancos, dizia o empresário.
O Center Norte viveu seu momento de apogeu em meados dos anos 1090. Em 1996, foi incluído no Guinness, o livro dos recordes, como o maior do Brasil.
Hoje o título é do shopping Aricanduva, na zona leste.
Em 2009, o Center Norte recebeu uma média de 3 milhões de visitantes por mês em suas mais de 300 lojas e oito salas de cinema.
Desde sua abertura até 2009, sua loja do McDonald's era a que mais vendia Big Macs no país, posto que perdeu para a loja do shopping Metrô Itaquera, zona leste.
Curt morreu no ano passado, aos 73 anos.


Texto Anterior: Monitoramento de gás metano é constante
Próximo Texto: Reitor é persona non grata na São Francisco
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.