São Paulo, sábado, 1 de novembro de 1997.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CONTRA OS VIZINHOS
Praça no Tatuapé é tomada com shopping

RITA NAZARETH
da Reportagem Local

Filas duplas, congestionamentos, violência, sujeira e muito barulho. Foi o que os perueiros trouxeram para a praça Coronel Sandoval Figueiredo, no Tatuapé (zona sudeste de SP), segundo os moradores.
O administrador Luiz Augusto Cronhal, 29, conta que há cerca de um ano as lotações começaram a se instalar na praça.
Entre as 20h30 e as 21h30, Cronhal anotou cerca de 30 chapas de lotações. "Mais de 70% delas não são legalizadas", diz.
"As peruas vieram com os ônibus durante a construção do Shopping Tatuapé", diz Cronhal. "Com a inauguração, na terça-feira, os ônibus foram para lá e as peruas ficaram."
No dia da inauguração do shopping, que fica a um quarteirão do local, a Folha esteve na praça entre as 19h e as 21h.
Dois carros da Companhia de Engenharia de Tráfego passaram pelo local e não pararam para organizar o trânsito.
Nesse período, formaram-se filas duplas de lotações, causando lentidão no local. "Isso só acontece em horário de pico", diz o cobrador de lotação André Ricardo Vieira, 17, que trabalha há três meses na praça.
Na quarta-feira, fora do horário de pico, às 10h, a Folha voltou à praça e viu uma discussão entre uma moradora e um motorista de carro particular.
"Como os carros não têm lugar para parar, eles param na frente das casas", diz a dona-de-casa Vicentina Zicloi.
O aposentado Sebastião Galvão, 71, vigia os carros que estacionam na praça há cinco anos. Há 15 dias, um perueiro de Artur Alvim (zona leste) queria estacionar seu carro no mesmo local onde ele indicava uma vaga a um motorista.
"Ele disse que, se eu não saísse da frente, ele passaria por cima", afirma Galvão. "Como eu fiquei, ele me deu uma cabeçada, que fez com que meu nariz sangrasse durante dois dias."
Nesse período, Galvão ficou sem trabalhar. "Só ganho R$ 250 de aposentadoria e tenho de sustentar minha mulher e duas filhas que ainda estudam."



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.