UOL


São Paulo, sábado, 01 de novembro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ABASTECIMENTO

Outros sistemas fornecerão 50% da água; a partir de hoje, muda a divisão dos bairros com racionamento

Cotia produzirá menos para evitar rodízio

MARIANA VIVEIROS
DA REPORTAGEM LOCAL

Para evitar futuros racionamentos na região do Alto Cotia, a Sabesp (companhia de saneamento de SP) planeja, em 2004, cortar pela metade a captação de água na represa Pedro Beicht (única do sistema e que produz normalmente 1.100 l/s), reduzindo em 50% a população servida.
Os sistemas Guarapiranga e Cantareira passarão a servir os cerca de 150 mil moradores que sairão do Alto Cotia. Isso será possível porque há interligação entre eles, explica o presidente da Sabesp, Dalmo Nogueira.
Segundo ele, só assim será possível acabar com os cortes de água em Cotia, Embu, Embu-Guaçu, Itapecerica da Serra e Vargem Grande Paulista. O Alto Cotia teve racionamento em 2000, 2001 e, há dez dias, pára por 36 horas a cada 36 horas de funcionamento.
"A represa [Pedro Beicht] é pequena e isolada. Não há alternativa se não reduzirmos a produção", diz Nogueira. A previsão é passar a bombear 500 l/s -vazão atual, devido ao racionamento- para não "secá-la" ainda mais.
A partir de hoje, a Sabesp altera a divisão dos bairros que estão sem água na área do Alto Cotia para melhorar o esquema adotado. A normalização do abastecimento tem demorado até 50 horas em áreas altas. A nova divisão está no www.sabesp.com.br; dúvidas podem ser tiradas pelo tel. 195. Apesar de estar com 5,4% de sua capacidade, o sistema Cantareira não deve ter o racionamento decretado nos próximos dias. A Sabesp conta com chuvas.


Texto Anterior: Vestibular: Unicamp divulga relação candidato/vaga
Próximo Texto: Panorâmica - Finados: Cemitérios devem receber 1,5 mi de visitas
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.