São Paulo, terça-feira, 01 de novembro de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

VIGIA ELETRÔNICO

Cidades querem monitorar a sua orla e os acessos à praia

Guarujá e Santos irão pôr câmeras anticrime

MARIANA CAMPOS
DA AGÊNCIA FOLHA, EM SANTOS

Guarujá e Santos, principais cidades da Baixada Santista, vão filmar seus pontos turísticos para combater a violência.
A Prefeitura do Guarujá assinou contrato para a instalação de câmeras de vigilância nos principais pontos do município. O funcionamento das 30 câmeras deve começar em 24 de dezembro e valer por um ano, mas a administração afirma que o objetivo é tornar esse monitoramento permanente.
Em Santos, 20 câmeras começam a funcionar a partir de janeiro, de maneira permanente, no acompanhamento da orla.
A Praia Grande, que já tem cerca de 800 equipamentos, espera instalar mais 400 até o fim do ano.
Os 30 aparelhos do Guarujá serão colocados em diversos pontos, entre eles as praias do Tombo, Astúrias, Pitangueiras e Enseada. Entre 8 de janeiro e 13 de fevereiro deste ano, dez câmeras foram utilizadas, mas só em Pitangueiras, durante o teste da tecnologia.
Segundo a Polícia Militar, houve redução média de 30% nos crimes registrados naquela região em relação ao mesmo período de 2004. Foram 25 ocorrências neste ano, contando os dados do Carnaval, que aconteceu nesse período, contra 35 no ano passado.
Também haverá monitoramento em Vicente de Carvalho (distrito do Guarujá) e perto de um túnel que dá acesso à cidade.
O contrato de locação desses equipamentos, que tem duração de um ano e cujo valor é de aproximadamente R$ 200 mil mensais, foi assinado no mês passado.
Segundo o secretário de Defesa Social do Guarujá, Marco Antonio do Couto Perez, a previsão é que o serviço comece a funcionar em 24 de dezembro. Os locais foram selecionados de acordo com a incidência da criminalidade.
"As imagens devem ser gravadas, o que servirá para investigar qualquer crime", disse o delegado Rubens Eduardo Barazal, da delegacia-sede do Guarujá.


Texto Anterior: 25 presos fogem de centro de detenção
Próximo Texto: Segurança: Polícia mata acusado de matar decasséguis
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.