São Paulo, quinta-feira, 01 de novembro de 2007

Próximo Texto | Índice

Infraero pede que turista evite a hora do rush

Gaudenzi sugeriu, por exemplo, que passageiro viaje hoje e retorne na segunda para evitar transtornos por conta do feriado

As dificuldades, segundo ele, devem durar até o Carnaval de 2008; ministério quer convencer empresas a mudar horários de vôo

LEILA SUWWAN
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O presidente da Infraero, Sérgio Gaudenzi, fez um apelo ontem para que passageiros optem por vôos em horários ou dias de menor congestionamento para evitar transtornos nos aeroportos a partir de hoje, véspera do feriado de Finados.
Ontem mesmo, os passageiros enfrentaram filas à noite em Cumbica (SP) por conta de uma operação-padrão dos funcionários da própria Infraero (leia texto abaixo).
Segundo Gaudenzi, as dificuldades devem durar até o Carnaval de 2008, mas o Ministério da Defesa já trabalha para "convencer" as empresas a mudar os horários de seus vôos nesta alta temporada para esvaziar os horários de pico. Uma solução concreta foi prometida no prazo de duas semanas.
Até lá, diz Gaudenzi, o passageiro deve tentar fugir dos horários movimentados -mas não explicou como isso pode ser feito sem a disponibilidade de trechos em horas diferentes. Neste feriado, por exemplo, propôs que as pessoas viajem hoje e retornem na segunda.
Cada aeroporto possui um horário de pico diferente. Em Cumbica, por exemplo, a maior parte dos vôos está concentrada no início da noite.
"Pode ocorrer algum transtorno, mas nada como o final de semana do Grande Prêmio de F-1 em São Paulo", disse.
"Não estamos completamente ajustados, vamos acomodar isso razoavelmente até o final do ano, razoavelmente", disse na entrevista, concedida após receber orientações do ministro da Defesa, Nelson Jobim.
Gaudenzi comparou ontem o horário de pico do aeroporto de Brasília a uma "rodoviária", mas depois de questionado, remendou seu raciocínio. "É inegável que a camada mais pobre teve um ganho considerável, isso é um dado positivo. Nós é que temos que correr para ampliar os aeroportos para que todos possam viajar", disse.


Próximo Texto: Operação-padrão causa filas de 2 h em Cumbica
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.