São Paulo, domingo, 1 de novembro de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

OUTONO DO PATRIARCA
Apesar das mudanças na família, pai continua representando modelo de autoridade e de poder
Sociedade ainda destaca
figura masculina

da Reportagem Local

Apesar da "confusão" dos pais em relação ao seu papel na família, a figura masculina continua a ter forte destaque na sociedade.
"Olhe o jornal, olhe a televisão, os políticos, os economistas, são quase todos homens", afirma Maria Helena Bresser, diretora pedagógica da Escola Móbile.
"O modelo de autoridade, de poder, de decisão, o próprio sistema político continua reforçando a imagem do pai", diz ela.
Associado a isso, há um número crescente de pais que busca novos papéis dentro da família -desde levar os filhos à escola, até repartir as tarefas domésticas.
O resultado é que a visão das crianças e adolescentes a respeito do pai e da mãe variam muito.
Em discussões com jovens de 11 a 17 anos, a maioria manifestou insatisfação com a ausência do pai no dia-a-dia. A ausência é suprida pela mãe que, apesar de também trabalhar, está sempre mais acessível, participa do cotidiano dos filhos e toma as decisões.
Os mais velhos, talvez por terem uma visão mais crítica sobre a própria família, são os que mais entendem a mudança como perda de espaço do pai e liderança da mãe. "A crise começou quando minha mãe passou a ganhar mais que meu pai. Ela assumiu todas as responsabilidades em casa, inclusive a financeira, e meu pai ficou de escanteio. Parece que não quer conviver mais com a gente, que não se sente bem no nosso meio", disse a estudante Aretuza Cibele Ruiz Mateus, 16. "Isso me deixa um pouco insegura."
Já boa parte dos entrevistados de 11 e 12 anos, apesar de expressarem a "polivalência" da mãe, vêem o pai como o líder, o provedor que tem a última palavra.
"Quero ser um pai de família como o meu pai. Enérgico quando for preciso, mas brincalhão no dia-a-dia. Minha mãe é muito preocupada com tudo", afirma Geraldo Felipe Pires Baptista, 12. (PRISCILA LAMBERT e FERNANDO ROSSETTI)



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.