São Paulo, domingo, 1 de novembro de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SAÚDE

Câncer de Pele
Cai idade média das vítimas
da doença no Brasil, dizem médicos

JAIRO BOUER
especial para a Folha

O câncer de pele está sendo detectado em pessoas cada vez mais jovens no Brasil. A cada exposição inadequada ao sol, a pele acumula riscos de desenvolver uma lesão cancerígena.
Segundo o oncodermatologista José Antônio Sanches Júnior, do Hospital das Clínicas da USP, as lesões em jovens estão aparecendo, provavelmente, porque as pessoas estão se expondo ao sol por mais tempo, de forma errada e cada vez mais precocemente.
Os danos da radiação ultravioleta (emitida pelos raios solares) sobre a pele são cumulativos, ou seja, a quantidade total de sol que a pessoa toma durante sua vida é que vai determinar o surgimento de uma lesão cancerígena.
Assim, crianças que começam a tomar sol, de forma inadequada, já no primeiro ano de vida, podem ter, quando chegam aos 20, um câncer de pele. Segundo Sanches, as lesões em jovens são principalmente do tipo basocelular e melanoma (veja quadro nesta página).
O cirurgião Rogério Izar Neves, chefe do departamento de tumores cutâneos do Hospital do Câncer de São Paulo, também tem notado o surgimento de câncer de pele em pacientes muito jovens. Na última semana, Neves retirou um melanoma de um paciente de 17 anos.
Segundo o cirurgião, tumores como o basocelular, que são típicos da quinta ou da sexta década de vida, estão sendo encontrados em adultos de 25 a 30 anos.
Neves explica que esse é um fenômeno que está sendo verificado em todo o mundo. Para ele, a geração que chega agora aos 30 anos tomou sol de forma exagerada na década de 70, antes que os fotoprotetores começassem a ser usados de forma regular.
Além disso, a diminuição da camada de ozônio faz com que as pessoas fiquem mais expostas aos efeitos da radiação solar. Para evitar tais problemas, os médicos recomendam cuidado com o sol.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.