São Paulo, domingo, 1 de novembro de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Filtro solar não anula risco

especial para a Folha

Usar fotoprotetor solar com fator 15 ou 30 não anula todos os efeitos nocivos do sol sobre a pele. Para ter liberdade sob o sol, é preciso apelar para outras barreiras auxiliares, como camisetas, chapéus e bonés.
"Principalmente durante caminhadas e atividades físicas", diz José Antônio Sanches Júnior. Segundo o médico, outra atitude importante é evitar ficar exposto entre as 10h e as 16h, horário em que ocorre a maior incidência de radiação ultravioleta.
Além disso, quanto mais clara for a pele, maiores devem ser os cuidados com o sol.
As pessoas também devem reaplicar o fotoprotetor de duas em duas horas e lembrar que não é só o sol da praia e da piscina que "queima". Na montanha e na cidade, os raios solares também são prejudiciais.
Além do câncer, a exposição inadequada ao sol provoca uma série de danos à pele. Manchas, ressecamento, rugas, perda da elasticidade e envelhecimento cutâneo são algumas dessas alterações.

Pele clara

"Pele clara, muito clara, daquela que nunca bronzeia e logo fica vermelha". Assim o analista de sistemas Fábio Cesar Dainez, 32, explica o que acontece com sua pele quando toma sol.
Os dermatologistas classificam a pele de Dainez como tipo 1, ou seja, o tipo mais sensível ao sol. Para esse tipo de pele, os cuidados devem ser redobrados para evitar envelhecimento cutâneo precoce e risco de câncer.
"Faz muito tempo que eu não tomo sol. Não gosto muito. É que sempre acabo com dor e com a pele ardendo e muito vermelha. Nem com fotoprotetor potente eu escapo desses problemas."
O analista conta que, quando vai à praia, como no último feriado, passa a maior parte do tempo em casa. "Só saio no final da tarde para fazer caminhadas. De dia, não arrisco."
A família toda de Dainez tem a pele muito clara e costuma ter problemas com a exposição excessiva ao sol. Mesmo no dia-a-dia da cidade, Fábio costuma usar fotoprotetor. (JB)



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.