São Paulo, Quarta-feira, 01 de Dezembro de 1999


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

VESTIBULAR

Fuvest erra em questão de física

da Redação

A Fuvest (Fundação Universitária para o Vestibular) divulgou ontem um comunicado informando sobre uma imprecisão em uma questão da prova de física da primeira fase do vestibular 2000, realizada no último dia 21.
O comunicado diz: "A questão V-55 apareceu com uma imprecisão: em vez de "... o Sol tem um diâmetro de..." leia-se "... o raio do Sol é...". A resposta correta continua sendo a alternativa a. Esta questão reaparece nas outras versões da prova como K-73, Q-15, X-69 e Z-09.".
Além da troca da palavra diâmetro por raio, a questão continha uma outra imprecisão. O número apresentando como sendo aproximadamente o diâmetro do Sol (0,75 x 106 km) está longe de ser uma aproximação científica correta do valor admitido pela IAU (da sigla em inglês União Astronômica Internacional).
O diâmetro do Sol é 1,39 x 106 km, portanto o raio é de 0,695 x 106 km. A aproximação mais apropriada seria 0,70 x 106 km.
Alertada por um leitor, a Folha comunicou o erro para a fundação na última sexta-feira.
José Atílio Vanin, vice-diretor da Fuvest, disse que a "banca adotou o diâmetro como sendo 0,75 x 106 km para simplificar as contas para os vestibulandos".
Quanto à troca da palavra diâmetro, Vanin disse na última sexta-feira que iria consultar a banca que elaborou a prova para obter uma resposta.


Texto Anterior: Moradia: Covas enfrenta novo protesto de sem-teto
Próximo Texto: Saúde: Aids avança entre moradores de rua
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.