São Paulo, terça-feira, 01 de dezembro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Sindicato orienta taxista a não aderir à medida

DA REPORTAGEM LOCAL

O sindicato de taxistas de São Paulo é contrário à medida da prefeitura que prevê descontos nas corridas noturnas de sexta e sábado, justamente quando há maior movimento. A entidade está orientando seus associados a não aderirem ao programa e afirma que a política poderá até causar desentendimentos entre os que aderirem e os que ficarem de fora.
"Quem vai para a balada é quem tem dinheiro e não precisa de desconto", afirma Natalício Bezerra, presidente do Sinditaxi (Sindicato dos Taxistas Autônomos de São Paulo).
O principal temor da entidade é o prejuízo para os taxistas. "Nós estamos sem reajustes há três anos, não temos como aceitar esse rebaixamento nas tarifas. É esdrúxulo", afirma.
O sindicato representa 80% da categoria -são 27 mil associados entre os 33.700 taxistas da cidade. "Só 600 aceitaram até agora, é um número muito pequeno. Eles vão se sentir desconfortáveis, porque os colegas não vão aderir. Tenho até medo de os taxistas começarem a brigar entre eles", diz.
Ricardo Auriemma, presidente da Adetax (Associação das Empresas de Táxi de Frota do município) também vê a medida com restrições. Ele discorda do argumento da prefeitura de que o número de pessoas que trocarão o carro pelo táxi vai aumentar -o que compensaria a redução da tarifa. "Acho difícil a pessoa deixar o conforto do seu próprio carro para pegar um táxi. É uma questão cultural. Se isso não ocorrer, os taxistas que aderiram podem desistir."
Para ele, será necessário que a prefeitura invista em propaganda para que a medida realmente funcione. "Vai ter que divulgar em massa para as pessoas perceberem que custa mais usar o carro."
A prefeitura diz que distribuirá material informativo do programa em bares.
(TALITA BEDINELLI)


Texto Anterior: Táxi dá desconto nas noites de sexta e sábado
Próximo Texto: No Rio: Tarifa de táxi fica mais cara em dezembro
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.