São Paulo, terça, 1 de dezembro de 1998

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MEC também avalia instalações para credenciar universidades

da Sucursal de Brasília

A avaliação das condições de oferta dos cursos de graduação no país, também divulgada ontem pelo MEC, mostra que 37% das faculdades de veterinária têm conceito "insuficiente" para instalações, proporção que atinge 24,9% entre as faculdades de direito.
A avaliação será considerada no recredenciamento ou não dos cursos de nível superior. Segundo o ministro da Educação, Paulo Renato Souza, nenhum curso será descredenciado com base apenas nos resultados do provão.
"Por isso fizemos a avaliação das condições de oferta de cursos de graduação no país, que é parte do sistema de avaliação do ensino superior, do qual o provão é um elemento", afirmou.
A avaliação, mais complexa que o provão, foi realizada em 811 cursos públicos e privados das áreas de administração, direito, engenharias civil e química, veterinária e odontologia que participaram dos provões de 96 e de 97. As visitas começaram com os cursos que obtiveram D e E no provão e se estenderam aos demais.
Com base nos resultados, foram feitas recomendações às instituições. Cada uma tem um prazo diferente para resolver os problemas apontados. O cumprimento das recomendações vai ser acompanhado pelo MEC.
Uma recomendação bastante citada se refere aos professores. Apesar de terem uma boa titulação na média, eles devem se dedicar mais à carreira, com aumento da carga horária de trabalho nas instituições, segundo as comissões de especialistas.
Outra recomendação bem citada na avaliação foi de melhoria e de ampliação das bibliotecas.
Para fazer a avaliação das condições de oferta da graduação, foram mobilizados 423 professores com títulos de mestrado ou doutorado, que se dividiram em comissões de especialistas.
As comissões fizeram visitas de cerca de três dias às instituições e verificaram a qualificação do corpo docente, a organização didático-pedagógica, as instalações gerais e as instalações especiais.
Na qualificação dos professores, foram levados em conta, além da titulação acadêmica, o regime de trabalho, publicações científicas, a experiência de magistério superior, a experiência profissional não acadêmica, a qualificação e o regime de trabalho do coordenador/diretor do curso, a relação professor/aluno e o plano de cargos e salários.
A organização didático-pedagógica considerou, entre outros aspectos, carga horária e organização curricular.

Instalações
As instalações gerais e especiais avaliaram espaço físico para atividades acadêmicas, laboratórios, condições de manutenção e conservação, equipamentos e biblioteca. Foram atribuídos conceitos CMB (condições muito boas), CB (condições boas), CR (condições regulares) e CI (condições insuficientes).
A maior parte dos cursos de administração recebeu regular na qualificação do corpo docente (55,85%). Apenas 14% tiveram muito bom na organização didático-pedagógica e e 35,5% conseguiram esse conceito em instalações.
(BETINA BERNARDES)



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