|
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice
MEC também avalia instalações para credenciar universidades
da Sucursal de Brasília
A avaliação das condições de
oferta dos cursos de graduação no
país, também divulgada ontem
pelo MEC, mostra que 37% das faculdades de veterinária têm conceito "insuficiente" para instalações, proporção que atinge 24,9%
entre as faculdades de direito.
A avaliação será considerada no
recredenciamento ou não dos cursos de nível superior. Segundo o
ministro da Educação, Paulo Renato Souza, nenhum curso será
descredenciado com base apenas
nos resultados do provão.
"Por isso fizemos a avaliação
das condições de oferta de cursos
de graduação no país, que é parte
do sistema de avaliação do ensino
superior, do qual o provão é um
elemento", afirmou.
A avaliação, mais complexa que
o provão, foi realizada em 811 cursos públicos e privados das áreas
de administração, direito, engenharias civil e química, veterinária
e odontologia que participaram
dos provões de 96 e de 97. As visitas começaram com os cursos que
obtiveram D e E no provão e se estenderam aos demais.
Com base nos resultados, foram
feitas recomendações às instituições. Cada uma tem um prazo diferente para resolver os problemas
apontados. O cumprimento das
recomendações vai ser acompanhado pelo MEC.
Uma recomendação bastante citada se refere aos professores.
Apesar de terem uma boa titulação na média, eles devem se dedicar mais à carreira, com aumento
da carga horária de trabalho nas
instituições, segundo as comissões
de especialistas.
Outra recomendação bem citada
na avaliação foi de melhoria e de
ampliação das bibliotecas.
Para fazer a avaliação das condições de oferta da graduação, foram mobilizados 423 professores
com títulos de mestrado ou doutorado, que se dividiram em comissões de especialistas.
As comissões fizeram visitas de
cerca de três dias às instituições e
verificaram a qualificação do corpo docente, a organização didático-pedagógica, as instalações gerais e as instalações especiais.
Na qualificação dos professores,
foram levados em conta, além da
titulação acadêmica, o regime de
trabalho, publicações científicas, a
experiência de magistério superior, a experiência profissional
não acadêmica, a qualificação e o
regime de trabalho do coordenador/diretor do curso, a relação
professor/aluno e o plano de cargos e salários.
A organização didático-pedagógica considerou, entre outros aspectos, carga horária e organização curricular.
Instalações
As instalações gerais e especiais
avaliaram espaço físico para atividades acadêmicas, laboratórios,
condições de manutenção e conservação, equipamentos e biblioteca. Foram atribuídos conceitos
CMB (condições muito boas), CB
(condições boas), CR (condições
regulares) e CI (condições insuficientes).
A maior parte dos cursos de administração recebeu regular na
qualificação do corpo docente
(55,85%). Apenas 14% tiveram
muito bom na organização didático-pedagógica e e 35,5% conseguiram esse conceito em instalações.
(BETINA BERNARDES)
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice
|