São Paulo, terça-feira, 02 de janeiro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Shows de Ipanema ofuscam fogos de Copacabana

ANTÔNIO GOIS
MARIO HUGO MONKEN

DA SUCURSAL DO RIO

Shows com atrações internacionais, como a banda de hip hop americana Black Eyed Peas, que atraíram um público jovem para Ipanema, e uma frustrante fumaça que atrapalhou a visão dos fogos em Copacabana fizeram com que o Réveillon da mais tradicional praia carioca fosse ofuscado pelo bairro vizinho neste ano.
A Polícia Militar divulgou na noite de anteontem que 1 milhão de pessoas assistiram ao espetáculo em Copacabana, enquanto Ipanema teria atraído 1,5 milhão.
Uma estimativa inicial feita a pedido da Folha pelo engenheiro Bruno Engert Rizzo, especialista em cálculos de multidões do Centro de Estudos e Pesquisas de Desastres da Prefeitura do Rio, indica, no entanto, que o público em Copacabana e no Leme continuou maior, variando entre 1,8 milhão e 2,2 milhões, enquanto Ipanema reuniu de 800 mil a 1,2 milhão.
Essa estimativa inicial foi feita com base na área das praias, calculada pelo Instituto Pereira Passos, da Prefeitura do Rio, também a pedido da reportagem. Como a área de Copacabana e do Leme é mais que o dobro da verificada em Ipanema (670 mil m2 ante 294 mil m2), a festa em Copacabana, mesmo com uma menor densidade, acabou atraindo mais gente.
Rizzo estimou, com base em imagens de TV, uma densidade populacional em Copacabana e no Leme de aproximadamente três pessoas por metro quadrado, enquanto em Ipanema essa estimativa foi de quatro pessoas por metro quadrado.
Ele explica, no entanto, que trata-se de uma média. A densidade próxima ao palco do show do grupo Black Eyed Peas, por exemplo, provavelmente era maior do que quatro pessoas por metro quadrado, da mesma forma que áreas afastadas do palco tinham densidade menor.
"Essa ainda é uma estimativa preliminar. Ainda será feito um relatório detalhado a ser publicado no Diário Oficial até para permitir que outros especialistas façam uma análise crítica para que possamos construir uma memória de quantas pessoas costumam se reunir nesses eventos", afirma o engenheiro.

Fumaça
Euforia em Ipanema, decepção em Copacabana. Após dois minutos de espetáculo, uma fumaça preta se formou, e os fogos que eram disparados em alturas maiores não puderam ser vistos em vários pontos, principalmente no posto 6 (parte final da praia).
Muita gente saiu frustrada, como um grupo de mineiros que veio de Belo Horizonte. "Na Pampulha [lagoa da capital mineira] é melhor", entoava a turma. Na hora da queima de fogos, caía uma chuva leve no bairro. Depois, muita gente deixou Copacabana rumo à vizinha praia de Ipanema para assistir ao Black Eyed Peas, que começaria pouco antes da 1h da manhã.
Assim que acabou o show, ocorreu uma tentativa de arrastão na avenida Vieira Souto, que provocou um corre-corre, mas a PM interveio e acabou com o tumulto.


Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: Fogos são jogados ao mar em João Pessoa
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.