São Paulo, sexta-feira, 02 de janeiro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Três pessoas são mortas na 1ª chacina do ano em São Paulo

LUIS KAWAGUTI
DA REPORTAGEM LOCAL

As primeiras horas do dia 1º de janeiro registraram a primeira chacina de 2009. Dois homens e uma mulher foram mortos a tiros em Mauá, na Grande São Paulo. Em 2008, 97 pessoas morreram em 29 chacinas ocorridas no Estado.
De acordo com a Polícia Civil, as três pessoas baleadas ontem foram encontradas pela Polícia Militar já mortas, às 2h50, em uma viela próxima à estrada Mauá e Adutora Rio Claro.
Viviane da Silva Souza, 26, Luiz Carlos de Souza, 37, e Weslei Rosa, 28, foram mortos com tiros na cabeça. Segundo investigações da polícia, os disparos devem ter sido feitos a curta distância, possivelmente quando as vítimas já estavam dominadas.
As três vítimas eram moradoras do município de Mauá. A Polícia Militar afirmou ter encontrado junto ao corpo de Rosa um revólver de calibre 38 com a numeração raspada e um papelote contendo pó branco com aparência de cocaína.
A arma aparentemente não foi disparada, pois tinha todos os cartuchos intactos. O pó branco deverá passar por exame de pericial.
O caso está sendo investigado pelo DHPP (Departamento de Homicídios e de Proteção à Pessoa). Segundo o departamento, a região onde o crime ocorreu é um ponto de tráfico de drogas. A principal linha de investigação é um possível acerto de contas ligado ao tráfico de entorpecentes.

Chacinas
No ano passado foram 20 vítimas de chacinas a menos do que no ano de 2007, segundo levantamento feito pela Folha. Foram 117 mortes em 2007 e 97 em 2008.
No ano passado, quase 60% dos casos (17) ocorreram em municípios da Grande São Paulo. A resposta da polícia foi uma autorização recente para que o DHPP passe a atuar na Grande São Paulo e não só na capital.
De acordo com o levantamento, a maior parte das vítimas era homem (85%). As pessoas com até 25 anos de idade representam cerca de 47% do total de vítimas identificadas.


Texto Anterior: Praia Grande tem saque e tumulto na virada
Próximo Texto: Público se espreme para ver shows e fogos na Paulista
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.