São Paulo, sexta-feira, 02 de fevereiro de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Partido vai negociar abertura de 5 CPIs

DA REPORTAGEM LOCAL

O PT vai negociar na próxima segunda-feira com outras bancadas da Câmara Municipal a apresentação das primeiras cinco CPIs (Comissões Parlamentares de Inquérito) dessa legislatura. Até anteontem, o partido estava disposto a apresentá-las sozinho.
Por trás do recuo do partido está a tentativa de adiar a CPI do lixo, proposta pela oposição para investigar os contratos de limpeza assinados por Marta Suplicy (PT) com empresas acusadas de irregularidades, como superfaturamento, pelo próprio PT.
O regimento interno da Casa só permite cinco CPIs ao mesmo tempo. Se o PT apresentasse as cinco, os outros partidos não teriam vez. "O PT estava muito guloso", disse o vereador Gilberto Natalini, líder do PSDB. Líderes das bancadas decidiram não votar projetos ou CPIs ontem, primeira sessão da nova legislatura, que teve a presença do secretário de Governo, Rui Falcão.
Articuladores da prefeita sugeriram a vereadores que a imagem da bancada não deveria ser ligada a CPIs. A idéia seria passar à população a imagem de que a Câmara, agora presidida pelo PT, está mais empenhada em resolver os problemas da cidade.
Estão em pautas CPIs do PAS, do Frangogate (compra superfaturada de frangos) e da educação (obras superfaturadas). O PC do B defende CPI da dívida do município, em torno de R$ 18 bilhões. Se não houver consenso, a sessão de terça deverá ser tumultuada, pois todas as bancadas vão querer apresentar pedidos, mas só cinco serão aceitos. (GABRIELA ATHIAS)


Texto Anterior: Escolha de líder do PT "racha" bancada
Próximo Texto: Trânsito: Rodízio de veículos recomeça hoje em SP
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.