São Paulo, segunda-feira, 02 de fevereiro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

memória

Regras foram criadas por lei de 1938

DA SUCURSAL DO RIO

O governo federal tenta solucionar o problema dos limites territoriais dos municípios desde o Estado Novo (1937-1945). O presidente Getulio Vargas foi o primeiro a tentar disciplinar as leis de criação de municípios.
O decreto-lei 311 de 1938, conhecido como Lei Geográfica do Estado Novo, obrigou os municípios a apresentarem um mapa com seus limites territoriais. Nos documentos deveria constar também a origem dos nomes dos acidentes geográficos usados como referência.
O decreto proibiu também a existência de cidades e acidentes geográficos com o mesmo nome em todo o país. A norma foi editada logo após a criação do IBGE, em 1937, para os preparativos do Censo de 1940.
Os limites territoriais são fixados por leis estaduais. O IBGE usa a legislação como base para elaborar os mapas e dividir os setores censitários em cada município. (IN)



Texto Anterior: Localização de córrego tira R$ 10 mi e metade da população de município do RJ
Próximo Texto: Foco: Filmagem reúne 70 adeptos do nudismo na praia de Abricó, na zona oeste do Rio
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.