São Paulo, terça-feira, 02 de fevereiro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Idosos dos Jardins viram "olheiros" da limpeza

Grupo apoiado pela associação de moradores fiscaliza despejos irregulares, coleta de lixo atrasada e varrição das ruas

Com bloquinho na mão, moradores comunicam os problemas de limpeza da área à prefeitura, que diz apoiar a iniciativa

VINÍCIUS QUEIROZ GALVÃO
DA REPORTAGEM LOCAL

Em meio às discussões sobre lixo na rua e renovação dos contratos de varrição da Prefeitura de São Paulo, um grupo de idosos dos Jardins, capitaneados pela associação de moradores, montou um mutirão para tentar manter o bairro limpo.
Com idade de até 86 anos, a turma já conseguiu alistar um "fiscal" por rua e coloca diariamente ao menos 50 olheiros em busca de despejos irregulares, coleta de lixo atrasada ou varrição ineficiente.
De bloquinho na mão para anotar tudo, o contador Arthur Verna, 75, afirma que comunica o local das pilhas de lixo à associação, que repassa as denúncias à subprefeitura e à Secretaria de Serviços.
"Ando para ver onde tem lixo e converso com os garis. Fico de olho em que joga sofás, colchões, televisores. Isso o caminhão da coleta não tem como levar", relata Verna.
Morador da Oscar Freire, a rua do comércio de luxo dos Jardins, o engenheiro Liesse Alexandre Said, 63, reclama dos catadores, que reviram os sacos de lixo durante a madrugada. "Fazem bagunça, fica a sujeira de manhã", diz.
Presidente da Samorcc, a associação do bairro Cerqueira César, Célia Marcondes afirma que haverá uma "panfletagem para promover uma campanha de limpeza". As pessoas estão ansiosas para contribuir, em especial o grupo de idosos", diz.
A Secretaria de Serviços afirma que a prefeitura apoia a iniciativa do mutirão dos idosos, mas que a distribuição de panfletos não é permitida pela Lei Cidade Limpa.


Texto Anterior: Análise: Erro de projeto e falta de manutenção favorecem acidente
Próximo Texto: A cidade é sua
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.