São Paulo, terça-feira, 02 de março de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Banho de espuma recepciona os calouros em SP

DA REPORTAGEM LOCAL

Churrasco, bebidas e banho de espuma (opcional) na quadra. Esses foram os ingredientes do trote ontem à tarde na associação atlética da faculdade de medicina da USP -onde o calouro Edison Hsueh foi encontrado morto na piscina após uma festa de recepção aos novos alunos em 1999. A pintura no rosto e o corte do cabelo ficaram de fora das atividades. De manhã, os estudantes assistiram a uma aula inaugural.
Com as roupas molhadas e cobertas pela espuma que caía de um tubo na quadra de basquete da atlética, o calouro de medicina Eduardo Nascimento, 18, aprovava a festa e a atitude dos veteranos. "Será que vai ser assim a semana toda? Todo mundo foi muito sossegado com a gente. Nem rasparam o meu cabelo, raspei na casa da minha avó", contou.
As amigas Talita Lobo, 18, e Juliana Belletati, 19, também se mostraram empolgadas com a recepção na faculdade. Alunas de fonoaudiologia e fisioterapia, respectivamente, as amigas contam que estavam um pouco apreensivas com a chegada do primeiro dia de aula. "Estávamos ansiosas, mas já achávamos que ia ser tranqüilo. Desde o ano passado eles estão maneirando mais no trote", disse Belletati.
"Amanhã, quem quiser vai participar de uma doação de sangue. E na quarta haverá uma visita ao Hospital das Clínicas", afirmou Marileide Gonçalves da Cruz, 20, aluna do 2º ano de terapia ocupacional e integrante do centro acadêmico do curso. Cruz deixa clara a orientação atual em relação aos trotes: "Podemos brincar à vontade, mas sem machucar ou constranger os calouros".
Em outro prédio da USP, no da Escola Politécnica, o dia foi ocupado com atividades mais formais. Aula inaugural e palestras serviram como integração entre os novos e antigos alunos.
"Não tivemos trote. Hoje, a gente está conhecendo os professores, a faculdade, ouvindo dicas. É bem cansativo, mas está todo mundo gostando. A festa dos bichos vai ser na sexta-feira", disse Pedro Porto de Gusmão, 17.


Texto Anterior: Universidade: Unicamp vai investigar trote com lama
Próximo Texto: Unidades da Unesp adotam a coleta de alimentos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.