São Paulo, segunda, 2 de março de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ENCHENTE
Quatro cidades do Vale do Ribeira estão em situação de emergência
Chuva deixa mais de 1.100 desabrigados em São Paulo

ANDRÉ LOZANO
da Reportagem Local

A chuva do fim-de-semana deixou quatro cidades em situação de emergência e duas em estado de calamidade pública no Vale do Ribeira, em São Paulo, e pelo menos 1.100 pessoas desabrigadas.
Helicóptero da Polícia Militar teve de ser acionado para trazer informações sobre duas cidades ilhadas -Eldorado (235 km de São Paulo) e Ribeira (361 km de SP)-, que tiveram suas redes telefônicas interrompidas.
Rios transbordaram e estradas que ligam cidades da região tiveram de ser interditadas devido à queda de barreiras.
Segundo o subtenente PM Sérgio Trofino, da Defesa Civil Estadual, em Registro (185 km de SP), desabrigados tiveram uma surpresa quando chegaram à igreja escolhida como abrigo -o teto estava com infiltração e "chovia tanto dentro quanto fora".
Nessa cidade, 728 pessoas estavam desabrigadas até o final da tarde de ontem. Muitas delas foram retiradas preventivamente pela Defesa Civil porque o nível das águas do rio Ribeira do Iguape estava subindo rapidamente.
Às 17h de ontem, já havia subido 5,28 m. Nesse trecho do rio, segundo a Defesa Civil, a situação de emergência é decretada quando o nível ultrapassa 4 m.
A Defesa Civil estimava, às 20h de ontem, que se o rio subisse mais 80 cm outras 500 famílias poderiam ter deixar suas casas em Registro.
Também entraram em situação de emergência, em razão do transbordamento do rio Ribeira, as cidades de Juquiá (155 km de SP), Sete Barras (205 km de SP) e Ribeira (361 km de SP). Foi decretado estado de calamidade pública em Eldorado e Iporanga. Iguape (200 km de SP) permanecia ontem em situação de alerta.
Em outra cidade, Buri (270 km de SP), 40 pessoas ficaram desabrigadas em consequência do transbordamento do córrego da Biquinha.
Nessas cidades, além de desabrigados, há o que a Defesa Civil chama de desalojados -pessoas que se mudam às pressas para casa de parentes para fugir de eventual enchente na região em que moram.
Além dos desabrigados de Registro e Buri, a Defesa Civil havia contabilizado 120 desabrigados em Juquiá e pelo menos 277 em Eldorado.
Barreiras
Quedas de barreiras na estrada SP-250 impediram o tráfego entre Apiaí (326 km de SP) e Ribeira. Segundo a Defesa Civil, nesse trecho, ocorreram 16 deslizamentos de encosta, o que impossibilitou, inclusive, que uma equipe da Defesa Civil conseguisse transpor, de Jeep, as barreiras na estrada.
Queda de barreira também prejudicou o tráfego de veículos na SP-79, entre Juquiá e Tapiraí (131 km de SP). Outras barreiras deslizaram entre Itaoca e Apiaí e entre Iporanga e Eldorado.
A previsão do tempo para hoje é de mais chuvas, principalmente no centro-leste do Estado, que inclui a região do Vale do Ribeira.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.