São Paulo, domingo, 02 de junho de 2002

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TRANSPORTE

Datafolha revela que, em São Paulo, 1.536 trajetos (10% do total) são realizados apenas em parte ou não são feitos

Viações deixam de fazer viagens contratadas

ANTONIO ROCHA FILHO
SECRETÁRIO DE REDAÇÃO DO "AGORA"

DANIELA VIANNA
DO "AGORA"

Monitoramento feito pelo Datafolha em 36 linhas de ônibus da cidade de São Paulo revela que em apenas duas (5,5%) o número de viagens completas respeita o contrato com a prefeitura.
Foram escolhidos os quatro trajetos com maior número de passageiros em cada um dos nove consórcios de empresas que operam o sistema de ônibus de São Paulo. O Datafolha observou os ônibus das 36 linhas em dois dias úteis distintos, das 6h às 20h.
Os pesquisadores verificaram que, de um total de 15.750 viagens previstas para os períodos avaliados, as empresas realizaram 14.214. As 1.536 viagens não-realizadas ou incompletas correspondem a 10% do total previsto em contrato. A prefeitura admite uma tolerância de até 3% no número de viagens não-cumpridas sem aplicar multas às empresas.
Ao comentar o monitoramento do Datafolha, o secretário municipal dos Transportes, Carlos Zarattini, disse considerar o resultado de 10% no descumprimento "uma evolução" na comparação com os índices verificados pela prefeitura nos primeiros três meses deste ano, de 20%.
O Transurb, sindicato das empresas, culpa os congestionamentos pelo não cumprimento das viagens.

O pior serviço
Nenhum dos consórcios cumpriu totalmente o número de viagens previsto para suas linhas. Segundo a avaliação do Datafolha, as linhas do consórcio 9, operado pela empresa CCTC, oferecem o pior serviço à população.
De 1.370 viagens previstas, só 967 se completaram. As incompletas ou não realizadas chegam a 29% do total. O consórcio tem linhas nas zonas sul, leste e norte.
A linha 175T (Jardim Tremembé-Metrô Jabaquara) foi a principal responsável pelo mau desempenho da CCTC. Proporcionalmente, teve o pior resultado entre as 36 monitoradas. De 332 viagens previstas, 226 aconteceram. Deixaram de ser completadas ou não foram realizadas 32% delas.
Entre os grupos de empresas, o melhor resultado foi obtido pelo consórcio 7, um dos três que operam na zona sul. De 2.826 viagens previstas, 2.737 ocorreram. Com 3% de descumprimento, o consórcio é o único que está dentro da tolerância permitida pela administração petista em São Paulo.
Pertence ao consórcio 7 a linha 5.111 (Terminal Santo Amaro-Terminal Parque Dom Pedro), que teve o melhor resultado entre as 36 avaliadas. Curiosamente, o Datafolha observou 542 viagens completas, mais do que o dobro das 264 previstas.
Os representantes da Viação Santo Amaro não foram localizados para explicar a diferença. Segundo o Transurb, a ordem de serviço contratual dessa linha está desatualizada, mas a empresa já realiza mais viagens, como deve constar do novo contrato.
Levantamento semelhante realizado pelo Datafolha em junho de 2000, durante a administração Celso Pitta, mostrou que o contrato era respeitado em apenas 4 (20%) das 20 linhas monitoradas.



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