São Paulo, domingo, 02 de junho de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Passageiros sofrem com superlotação

Viagem de ida e volta da linha 309-T (C. Tiradentes-Princesa Isabel) dura 4 horas

GIBA BERGAMIM JR.
DO "AGORA"

De pé e esmagados. Assim os passageiros fazem a longa viagem (cerca de 36 km em duas horas) na linha 309-T, Cidade Tiradentes-Terminal Princesa Isabel, diariamente. A reportagem fez o itinerário de volta -que durou duas horas e dez minutos- no ônibus da empresa Transportes Urbanos Cidade Tiradentes e constatou que os usuários precisam de muita paciência para suportar a extensa jornada em condições precárias.
Somadas, as viagens de ida e volta chegam a quatro horas no 309-T. A indignação dos passageiros a cada pergunta da reportagem sobre a qualidade do serviço resultou em desabafos indignados.
São 17h55 e o marceneiro Gílson Manoel dos Santos, 55, embarca no ônibus que ele apelidou de "geripoca". O grau de irritação é dobrado, já que ele trabalhou o dia todo, após fazer a viagem de ida, que começou às 4h30 e só terminou às 6h45. "É todo dia esse sacrifício. Essa "geripoca", além de demorar para passar, está sempre lotada. Além disso, olhe o preço da passagem. Não é possível sermos tratados assim, se estamos pagando", disse, indignado, o marceneiro ao apontar para o adesivo que mostra o valor de R$ 1,40.
Segundo o operador de máquinas Carlos Alberto Cavalcante, 28, o ônibus começa a lotar na rua 25 de março, no itinerário de volta. "Teve uma vez que uma moça acabou batendo o braço do filho no corrimão, de tão lotado que estava. Machucou o menino", disse. Para conseguir ir sentado no 309-T, há uma única chance: pegar o ônibus nos pontos iniciais. A hipótese de os bancos serem desocupados no decorrer do trajeto são mínimas em toda a extensão da viagem (36,2 km na ida e 36,9 km na volta).



Texto Anterior: Nova remuneração não traz melhoria
Próximo Texto: Saúde: Crescem casos de plástica reparadora
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.