São Paulo, quinta-feira, 02 de junho de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MULTIMÍDIA

AP e France Presse
de São Paulo

Jornal denuncia tortura, diz agência

BRASIL - A notícia de capa do caderno "Cotidiano" de ontem, sobre as denúncias de tortura a militares em quartéis brasileiros, foi tratada com destaque pelas agências internacionais France Presse (AFP) e Associated Press (AP).
Sob o título "Diário denuncia torturas a recrutas em quartéis do Brasil", o texto da France Presse afirma que "choques elétricos, golpes e humilhações são algumas das torturas praticadas em quartéis militares brasileiros, denunciou um jornal do país".
A reportagem da AP também aborda as formas de tortura e afirma que a Folha, "um dos maiores e mais influentes diários do Brasil, obteve documentos junto à Justiça Militar com detalhes sobre os abusos cometidos nos últimos cinco anos".
A agência de notícias AP entrevistou ainda Sandra Carvalho, da ONG Justiça Global. "O abuso físico a soldados, que realmente chega a tortura, acontece com freqüência alarmante nos quartéis", disse ela à agência.
A agência lembra ainda que a reportagem da Folha foi publicada uma semana após a Anistia Internacional afirmar que "apesar do esforço do governo para conter abusos aos direitos humanos, os registros do Brasil nessa área continuam lúgubres".


Texto Anterior: No Pará, soldado foi obrigado a pôr a mão em fogão
Próximo Texto: Violência: Vítima de seqüestro fica 24 h em caverna
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.