São Paulo, Quarta-feira, 02 de Junho de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Corregedoria vê indícios contra 13 policiais

da Reportagem Local

A Corregedoria da Polícia Militar encerrou ontem as investigações sobre 13 PMs suspeitos de cobrar propina de perueiros na zona leste de São Paulo e concluiu que há indícios da participação deles em pelo menos quatro tipos de crime.
Os policiais, entre eles um tenente, são suspeitos de praticar os crimes de formação de quadrilha, extorsão, ameaça e concussão (extorsão cometida por funcionário público no exercício de suas funções).
Como os três primeiros crimes não estão previstos no código militar, a corregedoria remeterá hoje ao 68º DP e ao 69º DP, ambos na zona leste, os indícios contra os PMs, para que a Polícia Civil instaure um inquérito policial. A concussão será apurada por meio de IPM (Inquérito Policial Militar).
Os PMs são acusados de extorquir dinheiro de perueiros que operavam irregularmente na linha Guaianazes/Metrô Itaquera. Eles cobravam até R$ 10 mil pela vaga na linha e R$ 180 semanais.
O esquema incluía selo para identificar as lotações que estavam em dia com a propina. Pode haver participação de policiais civis.
A Corregedoria da Polícia Civil intimará o denunciante do esquema para fazer reconhecimento fotográfico de policiais civis.
(ANDRÉ LOZANO)



Texto Anterior: Advogado de Viscome é nomeado assessor
Próximo Texto: Barbara Gancia: Colunista e Bucicleide não são nenhum Guga
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.