São Paulo, domingo, 02 de julho de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Tumores estão aparecendo com mais freqüência em pacientes mais jovens

Os tumores de pele basocelulares -mais freqüentes em pacientes com mais de 40 anos- estão aparecendo cada vez mais em pessoas jovens, especialmente naquelas que praticam esportes ao ar livre e não usam proteção solar adequada.
"A exposição crônica ao sol é o principal fator causador da doença. A pessoa que joga vôlei de praia, por exemplo, transpira demais e, por isso, precisa repor a proteção a cada 30 ou 40 minutos. Geralmente essa pessoa não repõe a proteção no tempo mínimo adequado", explicou Marcus Maia, dermatooncologista e professor da Santa Casa de São Paulo.
Cyro Festa Neto, professor de dermatologia da USP, ressalta que outro fator responsável pelo aumento do número de casos de câncer da pele em jovens é o hábito de tomar sol sem o uso adequado de protetores. "Os jovens não se protegem corretamente porque não têm esse costume. É um problema cultural", diz.
Segundo os especialistas, há informações suficientes sobre a importância do uso do protetor solar diariamente, mas, mesmo assim, não há consciência.
"Quando a pessoa vai ficar exposta ao sol, o protetor deve ser reaplicado pelo menos a cada duas horas", disse Maia.
"O que o jovem não entende é que o tumor da pele tem crescimento lento. Hoje ele não tem nada, mas 15 anos depois o tumor aparece", disse Festa Neto.


Texto Anterior: Passei por isso: "Só saio de casa com bloqueador solar"
Próximo Texto: Mais Saudável
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.