UOL


São Paulo, sábado, 02 de agosto de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Público pula com roupa na piscina

DA REPORTAGEM LOCAL

Encerrada a cerimônia de inauguração e abertos os portões do CEU Jambeiro, parte do público correu para aquelas que estão entre as principais atrações do complexo: as piscinas. Com roupa e sapatos, dezenas de pessoas pularam na água. Entre elas, o garoto Bruno Rodrigues, 12, que fará o ensino fundamental no local e nunca havia mergulhado em uma piscina. "Só em lagoa", conta.
A festa, porém, durou pouco. Com o argumento de que a situação poderia comprometer a segurança dos visitantes, guardas municipais mandaram as pessoas saírem da água.
Apesar da vontade da população, as piscinas só serão utilizadas por alunos e idosos. Segundo a Secretaria Municipal da Educação, a restrição existe porque o CEU tem objetivos educacionais, e não recreativos.
Outro espaço disputado ontem foram as cadeiras diante dos computadores. Com as duas filhas no colo, Kátia Gertrudes, 26, tentava acessar alguns sites. "Eu queria saber o que tem na internet."
Já para Alice Alves Batista, 75, a parte "mais bonita" do CEU é a cozinha. Ela é cozinheira e nunca foi ao teatro, ao cinema ou nadou em piscina. Ao lado da irmã, Batista esperou quase uma hora na fila para entrar na quadra de esportes do CEU e ver o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

"O Messias"
Enquanto Lula visitava o CEU, atrações culturais distraíam o público, como a Orquestra Sinfônica Municipal, que por duas vezes tocou um trecho da obra "O Messias", de Haendel, famoso pelo coro "Aleluia! Aleluia!".
O clima era de comemoração entre os visitantes, apesar de reclamações referentes à forma de entrada. Havia apenas uma passagem para o público, munida com dois detectores de metal. Por volta das 11h, porém, os aparelhos foram retirados, o que acelerou a passagem.
Boa parte do público era formada por crianças e jovens -vários de escolas da região, que faltaram à aula para ir ao evento. Na Emef Arthur Neiva, apenas três alunos compareceram no período da manhã e, à tarde, nenhum.


Texto Anterior: Educação: Lula inaugura "vitrine" da gestão Marta
Próximo Texto: Projetos anteriores não vingaram
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.