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Divulgação pode inibir pilotos, dizem ex-ministro e professor
DA SUCURSAL DO RIO
A divulgação, pela CPI do
Apagão Aéreo, de trechos da
transcrição dos diálogos da caixa-preta reproduzidos ontem
pela Folha foi criticada.
Para o brigadeiro Mauro
Gandra, ministro da Aeronáutica no governo Fernando
Henrique Cardoso, é um erro
enviar dados de acidentes aéreos à Polícia Federal ou à CPI.
"Em termos de credibilidade
da administração da segurança
de vôo, ficamos desacreditados
com a divulgação." Segundo
ele, isso não afeta a investigação atual, mas pode inibir, no
futuro, o fornecimento de informações por tripulantes.
Fernando Pontes, professor
da FGV e do Ibmec e especialista em direito internacional e
aeronáutico, e Luís Guilherme
Andrade, piloto e instrutor,
têm análises semelhantes.
Para Pontes, a divulgação
prematura pode levar pilotos
ou empresas aéreas a serem
menos transparentes sobre
acidentes, além de não contribuir para evitar que ocorram.
"O objetivo da transcrição
não é achar culpados, mas entender as causas. A forma como
divulgaram, sem apreciar o
contexto e sem análise técnica,
em nada contribui para isso."
Em seu entendimento, não
há lei que impeça a divulgação
preliminar, mas isso pode fazer
com que a Organização de
Aviação Civil Internacional fique com má impressão do país
e prejudicar a cooperação de
autoridades internacionais.
Andrade afirmou que colegas
seus ficaram indignados. "Eles
[membros da CPI] não são técnicos, não entendem do que estão falando. Isso é totalmente
contra a filosofia de prevenção
de acidentes", disse.
"Pilotos sabem que estão
sendo gravados, mas têm segurança de que suas frases não serão usadas contra eles ou divulgadas de forma prematura. A
divulgação dessa forma abre
um precedente, pois os pilotos
podem ficar com receio de falar
abertamente o que ocorre na
cabine do avião. Melhor seria
ter esperado o relatório final."
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