São Paulo, quinta-feira, 02 de agosto de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Divulgação pode inibir pilotos, dizem ex-ministro e professor

DA SUCURSAL DO RIO

A divulgação, pela CPI do Apagão Aéreo, de trechos da transcrição dos diálogos da caixa-preta reproduzidos ontem pela Folha foi criticada.
Para o brigadeiro Mauro Gandra, ministro da Aeronáutica no governo Fernando Henrique Cardoso, é um erro enviar dados de acidentes aéreos à Polícia Federal ou à CPI. "Em termos de credibilidade da administração da segurança de vôo, ficamos desacreditados com a divulgação." Segundo ele, isso não afeta a investigação atual, mas pode inibir, no futuro, o fornecimento de informações por tripulantes.
Fernando Pontes, professor da FGV e do Ibmec e especialista em direito internacional e aeronáutico, e Luís Guilherme Andrade, piloto e instrutor, têm análises semelhantes.
Para Pontes, a divulgação prematura pode levar pilotos ou empresas aéreas a serem menos transparentes sobre acidentes, além de não contribuir para evitar que ocorram.
"O objetivo da transcrição não é achar culpados, mas entender as causas. A forma como divulgaram, sem apreciar o contexto e sem análise técnica, em nada contribui para isso."
Em seu entendimento, não há lei que impeça a divulgação preliminar, mas isso pode fazer com que a Organização de Aviação Civil Internacional fique com má impressão do país e prejudicar a cooperação de autoridades internacionais.
Andrade afirmou que colegas seus ficaram indignados. "Eles [membros da CPI] não são técnicos, não entendem do que estão falando. Isso é totalmente contra a filosofia de prevenção de acidentes", disse.
"Pilotos sabem que estão sendo gravados, mas têm segurança de que suas frases não serão usadas contra eles ou divulgadas de forma prematura. A divulgação dessa forma abre um precedente, pois os pilotos podem ficar com receio de falar abertamente o que ocorre na cabine do avião. Melhor seria ter esperado o relatório final."


Texto Anterior: Deputados improvisam tradução da caixa-preta após problemas de áudio
Próximo Texto: Caixas-pretas gravam 88 dados sobre o vôo e os sons da cabine
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.