UOL


São Paulo, terça-feira, 02 de setembro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

EVENTO

Palestras acontecem no Mube

"Semana Sinapse" abre com debate sobre escola

DA REDAÇÃO

Começou ontem a "Semana Sinapse", evento que comemora o primeiro aniversário do caderno Sinapse. Mais de 200 pessoas compareceram ao Mube (Museu Brasileiro da Escultura), na zona oeste de São Paulo, onde colunistas da Folha falaram sobre o tema "Por que a escola é chata?".
Para o jornalista Gilberto Dimenstein, a escola está se tornando não apenas chata, mas inútil, e "só se retém informações que dêem prazer ou tenham utilidade". O economista e sociólogo Gilson Schwartz acha que é inevitável que a escola seja chata.
"É preciso muito investimento para aprender. É 1% inspiração e 99% transpiração", afirmou. "Ler a "Divina Comédia" [obra de Dante Alighieri] é prazeroso, mas não se faz isso tão rapidamente quanto assistir a um filme." Para Schwartz, a escola não será chata se fizer um vínculo com o contexto que o aluno está vivendo.
O psicanalista e educador Rubem Alves comparou a aquisição do conhecimento à expansão do corpo. "Aprendo aquilo com que me relaciono."
Ainda há vagas para hoje, quando o psiquiatra Jairo Bouer, colunista do Folhateen, falará sobre "Por que os jovens se arriscam?".


Texto Anterior: Protesto: 17 professores da Cásper Líbero pedem demissão
Próximo Texto: Violência: Polícia de SP apreende 350 kg de drogas
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.