UOL


São Paulo, terça-feira, 02 de setembro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

VIOLÊNCIA

Operação simultânea realizada em 4 cidades resultou ainda na prisão de cinco pessoas; foi achado um fuzil M-16

Polícia de SP apreende 350 kg de drogas

Robson Ventura/Folha Imagem
Os cinco detidos (ao centro) em operação policial realizada em quatro cidades paulistas, que resultou na apreensão de 350 kg de drogas


DA REPORTAGEM LOCAL

Uma operação simultânea do Departamento de Narcóticos (Denarc) da polícia de São Paulo em quatro cidades do Estado apreendeu anteontem cerca de 350 kg de drogas -crack e cocaína- e um fuzil M-16, que seria das Forças Armadas dos EUA.
A droga, a arma e as cinco pessoas detidas fariam parte da quadrilha do traficante Claudair Lopes de Faria, 35, conhecido como "CL", que está preso na Penitenciária de Avaré, no interior.
Faria foi localizado pelo Denarc no início de junho no Paraguai, com apoio da Senad (Secretaria Nacional Antidrogas) daquele país. Ele morava havia seis meses com a mulher às margens de um lago de veraneio, em São Bernardino, a 50 km de Assunção.
Da cadeia, o traficante continuaria à frente dos negócios da quadrilha, ajudado por visitas, segundo o diretor do Denarc, Ivaney Cayres de Souza. Pelo menos um agente penitenciário está sendo investigado e pode ter colaborado na transmissão de recados.
O fuzil M-16 apreendido, de acordo com a polícia, é de um lote de cinco armas que CL comprou para que fosse resgatado no mês passado, durante uma audiência no Fórum Criminal da Barra Funda, em São Paulo. A polícia descobriu o plano antes, trouxe o traficante para a capital de avião e reforçou a segurança no local.

Operação
Às 8h de anteontem, policiais invadiram endereços que estavam sendo monitorados desde antes da prisão de CL.
Em Avaré (262 km da capital), o Denarc prendeu Edison de Moraes Pedroso, o Ari, 32, e encontrou o fuzil. Ele teria se mudado recentemente para o interior, porque precisava ficar mais próximo do líder da quadrilha.
Na casa da sogra de Ari, Dirce Frazato, 57, em Capivari (135 km da capital), a polícia disse ter encontrado cerca de 200 kg de cocaína que seriam levados para favelas da Grande São Paulo. David Serrano, 51, que faria o transporte da droga, foi preso na cidade.
Em Carapicuíba, os policiais detiveram Gilson Nascimento da Silva, 31, e apreenderam mais 150 kg de droga. O paraguaio Milciades Barreto também acabou preso, acusado de ser o químico do grupo, responsável pelo preparo final de cocaína e crack.
Em um ano, o Denarc apreendeu cerca de 750 kg de droga da quadrilha de CL e prendeu 11 pessoas. A rede montada por ele atendia os Estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.

Ligação com Beira-Mar
No ano passado, em um grampo telefônico divulgado pela polícia, CL afirmava a um conhecido que era "compadre" do traficante carioca Luiz Fernando da Costa, o Fernandinho Beira-Mar, ligado ao Comando Vermelho.
O Denarc solicitou informações do governo americano sobre a procedência do fuzil M-16, que pode ter entrado no país pelo Paraguai, juntamente com a droga que o grupo traria da Colômbia.
A polícia não divulgou ontem os depoimentos dos cinco presos nem permitiu à imprensa entrevistá-los. (ALESSANDRO SILVA)


Texto Anterior: Evento: "Semana Sinapse" abre com debate sobre escola
Próximo Texto: Juiz autoriza ida de Beira-Mar de SP para o Rio
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.