São Paulo, domingo, 02 de setembro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PERGUNTAS

1 Como foi feita a comparação entre corredores e jogadores?
Durante três meses, os participantes realizaram atividades três vezes por semana, com duração de uma hora. Os jogadores treinaram em um campo de grama, e a corrida foi realizada ao ar livre

2 Por que os jogadores perderam mais porcentagem de gordura que os corredores?
Segundo Peter Krustrup, um dos cientistas responsáveis pela pesquisa, isso se deve à característica "intermitente" do futebol, esporte em que os jogadores alteram seguidamente ações de andar, correr e de "sprints". Além disso, ele destaca a diversão como estímulo à prática mais intensa por parte do jogador e a importância de fazê-lo perante o time

3 Os goleiros participaram da pesquisa?
Não. Como o esforço físico feito pelos goleiros é muito menor do que o do restante dos jogadores, os pesquisadores selecionaram funcionários da própria Universidade de Copenhague para executar a função. Eles não entraram nos cálculos.

4 Corredores e jogadores foram comparados a outro grupo?
Sim. A um grupo formado por 11 pessoas que não fizeram exercícios físicos no período. O objetivo foi comparar os benefícios do futebol e da corrida em relação a uma vida sedentária. Os 11 participantes não evoluíram em nenhum quesito.


Texto Anterior: Saúde/Esporte: Estudo diz que futebol ajuda mais a emagrecer que corrida
Próximo Texto: Passei por isso: "Jogar me ajudou a perder 2 kg", diz representante de vendas
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.